Science Spain  VALLADOLID 12/11/2014

La sonda espacial europea 'Philae' aterriza en un cometa

Por primera vez en la historia un artilugio humano ha alcanzado hoy un cometa. La Agencia Espacial Europea espera desvelar con esta misión los misterios de los cometas

Después de una década de viaje por el sistema solar, hoy ha llegado el momento de Rosetta y Philae, las dos sondas que hoy harán historia. La Agencia Espacial Europea (ESA, por sus siglas en inglés), lanzó la sonda Rosetta al espacio en 2004 y después de un largo viaje por el sistema solar llegó en agosto al cometa 67P. Los últimos meses Rosetta ha estado acercándose al cometa y fotografiándolo de cerca para, finalmente hoy, liberar a Philae, una sonda pequeña que se posará sobre la superficie del cometa por primera vez en la historia. El evento se ha retransmitido en directo en la Escuela Superior de Ingenieros de Telecomunicación de la Universidad de Valladolid.

Rosetta estudia el cometa 67P. Al fondo la sonda Philae desciende hacia la superficie.
670 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 29/10/2014

Lazer e felicidade

Estado temporário ou não a felicidade é uma sensação alcançada por diversos fatores

 

Entrelaçadas em todas as tristes notícias do dia estão as observações doces e persistentes sobre a felicidade em nossas vidas. Mesmo que no interesse atual haja certa dose de conselhos e pensamentos falsos e simplistas, em geral trata-se de algo bom. Ao menos ressalta o positivo e leva as pessoas a pensarem sobre suas vidas.Richard Layard (2005, p.12) define a felicidade como o estado de bem-estar, desfrutando a vida. É um limite descritivo. Além disso, alguns pensadores veem a felicidade como momentânea: "é considerada mais como reflexo dos sentimentos afetivos temporários do momento presente da pessoa” (Mannell; Kleiber, 1997, p 208.). Exemplos incluem: "fiquei feliz com meu desempenho no teste”, “estou feliz que meu grupo tenha se saído tão bem", "fiquei muito feliz em receber esse prêmio outro dia". Vamos classificar essa felicidade como de curto prazo, assim denominada devido ao "momento presente" durar alguns minutos ou até mesmo alguns dias.

Risa.
2.441 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 20/10/2014

Compartilhar e curtir: a publicidade de si mesmo no Facebook

As redes sociais como forma de autopromoção e popularidade é uma nova realidade para internautas

 

Na tela do computador, a página de uma rede social com fotos de um jovem belo e musculoso sentando em uma praia paradisíaca, uma garota escalando uma montanha coberta de neve, um prato de comida esteticamente saboroso e uma selfie de um casal apaixonado. Diante dessa tela está Scott, que olha para seu marmitex em cima da mesa e para sua namorada sentada no sofá assistindo televisão. A rede social lhe pergunta “no que você está pensando?” e Scott responde: “sushi com minha garota hoje à noite!!! <3”. Imediatamente a postagem recebe uma curtida. Scott parece ter descoberto algo.

Perfil de la Agencia DiCYT en la red social Facebook.
2.344 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 19/09/2014

Marco Civil e a proteção da privacidade

Após polêmica sobre espionagem, proteção virtual se tornou um dos três pilares do Marco Civil

 

A aprovação do Marco Civil da internet no Brasil rompe com uma lógica de criminalização da rede seguida por diversos países, principalmente após o 11 de setembro de 2001. Até o início do século XXI, a chamada indústria do copyright era a principal defensora de medidas restritivas do uso da internet e de criminalização de práticas cotidianas dos cidadãos conectados. Em 1998, o Congresso dos Estados Unidos aprovou o Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA, uma lei que criminaliza não só a suposta violação de direitos autorais, mas também a criação ou distribuição de tecnologias que permitam burlar o copyright.

Seguridad en el móvil. Imagen: UC3M.
2.330 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 16/09/2014

Esporte paralímpico: simbiose entre ciência e tecnologia?

Brasil quer alçar seus atletas paralímpicos e para isso está investido pesadamente em tecnologia

 

Às vésperas das Paralimpíadas de 2016, o Brasil investe pesado em novas tecnologias para reduzir a diferença que o separa dos grandes campeões como Estados Unidos, Japão, C hina, Rússia e Grã-Bretanha, entre outros. Para tanto, o propósito do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é uma meta ousada: colocar o país entre os cinco primeiros no ranking mundial de medalhas. Mas como o nosso país aproveita a oportunidade de sediar esse megaevento para alcançar o sucesso esportivo das potências internacionais?

Juegos Paralimpicos de Londres 2012. FOTO: Jazi131.
1.235 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 09/09/2014

Governança da internet no Brasil e no mundo: a disputa em torno do conceito de neutralidade da rede

A Constituição da internet firma o Brasil como pioneiro no conceito de neutralidade

 

No Brasil, recentemente e, principalmente desde 2012, muito se ouviu falar em neutralidade da rede. Esse é um dos tópicos mais comentados, discutidos e difundidos no contexto regulatório de internet que temos vivido, quando o país tem debatido/votado algumas propostas de lei que visam a regulamentar a internet nacional. O projeto de lei em questão é o do Marco Civil da internet, que ficou conhecido como “a constituição da internet” no Brasil. É um projeto de lei de caráter principiológico que trata de diversos aspectos que envolvem o uso da rede, como privacidade, liberdade de expressão, guarda e uso de dados e a neutralidade. Após um processo legislativo de quase 3 anos, o projeto se tornou lei no dia 23 de abril de 2014. Nesse texto, pretendo resgatar (não exaustivamente) o conceito de neutralidade da rede e contextualizá-lo no debate brasileiro do Marco Civil da internet e também no debate mundial.

Cable de conexión a internet.
3.291 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 24/07/2014

Políticas de igualdade e intolerância: testando a democracia racial e a cordialidade brasileiras

Artigo debate o preconceito velado existente no Brasil e as políticas afirmativas para inclusão social

 

Conceitos como “cordialidade brasileira” e “democracia racial” estão sendo postos à prova no momento em que há um reconhecimento inédito, por parte do Estado brasileiro, notadamente depois de 1992, da importância de políticas públicas que tentam reduzir a desigualdade social. Por outro lado, o reconhecimento e enfrentamento de uma divisão racial interna explicitou uma das facetas atribuídas à identidade brasileira, qual seja, a manutenção de uma ambiguidade (Ferreira, 2000), do estigma como impulso de reversão (Munanga, 2004) e do cinismo em relação à lei (Safatle, 2008), que se estende às relações raciais em sua economia de transformação entre a esfera pública e a esfera privada, onde, por exemplo, uma empregada doméstica é retratada afetivamente como “parte da família”, mas não senta com essa mesma família à mesa para jantar.

Niños en una calle de Brasil (FOTO: ITE).
2.265 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 12/06/2014

A economia do esporte em tempos de Copa do Mundo

O evento esportivo que movimenta o mundo, impacta também na oferta e procura de diferentes setores do mercado

 

A dimensão econômica do esporte tem despertado o interesse do grande público à medida que se aproxima a realização da Copa do Mundo de 2014. Creio ser oportuno explicar os principais conceitos usados no campo da “economia do esporte” tendo como referência o futebol e seu mais importante torneio. Primeiro, quero esclarecer que há três tipos básicos de “produtos esportivos”: 1) equipamentos e artigos (tênis, bola, raquete, bicicleta, maiô etc.); 2) serviços especializados (iniciação esportiva, orientação no treinamento, uso de instalação) e 3) espetáculos. Cada produto tem seu próprio mercado, com uma oferta e uma demanda. O “consumo esportivo” é feito por modalidade: vôlei, automobilismo, surfe, judô... As modalidades mais populares são as mais relevantes do ponto de vista econômico.

Jugadoras de las selecciones de fútbol de Brasil y Chile, durante un partido.
1.654 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 29/10/2013

O silêncio na psicanálise

Vemos que não só o silêncio, mas a própria possibilidade de silenciar durante uma sessão, tornou-se muito importante para o trabalho psicanalítico, na medida em que se fez índice daquilo que não consegue passar à palavra e que, por isso, traumati

 

A descoberta do inconsciente e a invenção da psicanálise, entre o final do século XIX e o início do século XX, deveu-se em grande parte a uma atitude fundamentalmente simples de seu fundador, Sigmund Freud: ele se dispôs a ouvir o que suas pacientes histéricas, até então silenciadas pela religião e pela ciência, tinham a dizer sobre seu próprio adoecimento.

Cerebro. FOTO: Argentina Investiga.
1.738 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 23/10/2013

Medidas para reduzir ruído em eletrodomésticos

É fundamental reduzir os níveis de ruído para garantir salubridade, conforto acústico e inteligibilidade para os ocupantes de edifícios e de espaços públicos.

 

Atualmente, existe uma preocupação crescente em reduzir os níveis de ruído a que a população está exposta, tanto no interior dos edifícios como em espaços públicos. O ruído já é tratado pela Organização Mundial da Saúde como causador de diversas doenças, como diabetes e problemas cardíacos. É fundamental reduzir os níveis de ruído para garantir salubridade, conforto acústico e inteligibilidade para os ocupantes de edifícios e de espaços públicos. Nesse sentido, dois dos principais fatores a serem levados em consideração são a mitigação do ruído na fonte sonora e a isolação sonora dos ambientes.

Microondas.
1.165 words
1 Images
Science Brazil  BRASIL 22/10/2013

Inovação no Brasil – A hora de uma verdadeira interação entre competitividade e CT&I

Enquanto as empresas não sentirem alguma necessidade para se envolver no processo de pesquisa e competitividade, elas não o farão

 

Recentemente, num fórum de debates promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo e Finep (agência Brasileira de Inovação) sobre o estágio da inovação e da competitividade no Brasil, uma das chamadas era que o país precisa de mais pesquisa. Ninguém que conhece minimamente o assunto em pauta discordaria da afirmação. Sim, o Brasil carece de atividades de pesquisa realizada especialmente pela indústria. Mas, por que não se realiza tal atividade no país de forma a mudar o patamar da inovação e da competitividade industrial? Por que essa deficiência mesmo após a criação de um leque tão variado de políticas públicas de estímulo a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e à inovação desde o início dos anos 2000?

Investigadoras en el laboratorio.
1.855 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 21/10/2013

Ruídos e harmonia, as massas desafiam os donos do Estado

Conseguirá o Estado se recompor em novas bases? Ou seguiremos rumo à exacerbação de sua violência “legítima”?

 

As massas, nas ruas do mundo (Nova York, Paris, Cairo, Damasco, Tunis, Rio de Janeiro, São Paulo) inauguram uma nova era política. Seus cantos podem anunciar guerras civis ou abrir sendas para novos experimentos no elo entre poderes e povos. A violência na política, economia ou religião, em todas as sociedades, gera revolta e organiza indivíduos até agora silentes. Governos e imprensa exorcizam o “vandalismo” que ameaçaria a “ordem estabelecida”. Avenidas se transformam em campos de batalha como na Síria, ou em vias de pacificação provisória, em Tunis. Gritos brotam das gargantas, condenam um desarrazoado que reduz o mundo à triste waste land sem presente ou amanhã. Na cultura, desde os primórdios, temos o embate entre os ruídos assustadores e assustados e a ordem racional. Jamais nenhum deles reuniu hegemonia absoluta. Todo discurso exorciza a morte, falta absoluta de sentido. E nada apresenta a morte de maneira mais dura do que a guerra civil ou entre Estados. Manifestación. FOTO: RinzeWind.
3.054 words
1 Images
Science Brazil  BRASIL 17/10/2013

Inovação e desenvolvimento: entraves e causas históricas

O Estado tem agido para incentivar o desenvolvimento da inovação, mas é muito amarrado juridicamente, o que torna suas ações difíceis e lentas.

 

Este texto discute inovação, não discute ciência. São coisas diferentes. O gargalo da inovação, hoje, está no sistema produtivo brasileiro. O Estado tem agido para incentivar o desenvolvimento da inovação, mas é muito amarrado juridicamente, o que torna suas ações difíceis e lentas.

microcircuito
2.149 words
1 Images
Science Brazil  BRASIL 16/10/2013

Um poderoso instrumento para diagnóstico, desenho, implementação e monitoramento de políticas na área de C,T&I

O IBGE, com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), publicou a primeira edição da Pesquisa em 2002, cobrindo o período 1998-2000 (a Pintec 2000)

 

Até a década de 1990, o mundo estatístico atrelado à área de Ciência e Tecnologia (C&T) era dominado pelas informações relativas à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), dado que eram os laboratórios profissionais de P&D que caracterizavam o sistema industrial de C&T, tal como emergiu durante o final do século XIX e século XX.

Laboratorio de Investigación en Procesos del Departamento de Química de la Universidad de Antofagasta (UA).
1.159 words
1 Images
Science Brazil  BRASIL 09/10/2013

O financiamento à inovação no Brasil

O Brasil conta, atualmente, com todos esses instrumentos para apoiar, financiar e incentivar a inovação.

 

A inovação envolve, em geral, risco muito elevado. E em todos os países líderes e conhecidos pelo dinamismo inovador das empresas e sociedade, o Estado e a política pública têm uma participação relevante no sentido de estimular e viabilizar os esforços inovadores. Isto se dá por meio de vários instrumentos, entre os quais se destacam os investimentos e gastos na montagem da infraestrutura de ciência e tecnologia, cada vez mais custosa, e que é responsável pela geração do conhecimento necessário para alimentar o processo de inovação.

Investigadoras en el laboratorio.
1.697 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 27/09/2013

Efeitos (silenciosos) da exposição a sons intensos

Hoje a exposição a sons intensos, especialmente por exposição voluntária, é a principal causa de perda auditiva em crianças e adolescentes nos Estados Unidos e vem crescendo ao redor do mundo.

 

Você sabe o que a discoteca, a metalúrgica, o show de fogos de artifício do ano novo e o trio elétrico têm em comum? Se você disse “todos são barulhentos”, você acertou. Mas se você disse que todos têm sons muito intensos, você acertou em cheio. Isso porque o que é barulho para uns, é música para outros... Mas para ganhar nota máxima, você poderia ir mais além: esses sons são suficientemente intensos para causar uma perda auditiva irreversível e zumbido (apito ou chiado no ouvido). Isso sem contar com uma provável dor de cabeça e muito cansaço, mesmo que você não esteja trabalhando nem dançando. Tráfico en la región de Heredia (FOTO: UNA)
2.176 words
2 Images
Science Brazil  SãO PAULO 25/09/2013

Silêncio e religião em tempos de comunicação generalizada

O silêncio é um caminho, uma busca do ultrapassamento do excesso de palavras, em busca do verbo, único capaz da ação criativa e expressiva.

 

Silêncio vem do latim silentium e se refere, segundo o Dicionário Aurélio, ao estado de quem se cala, bem como à privação de falar ou ainda à interrupção de ruído. Percebe-se, assim, que é uma palavra que não se define por si só, mas em relação de oposição, de contrariedade e de falta em relação à fala e ao ruído, log o, como privação de algo que diz e que faz mover. Silêncio remete, assim, seja como vazio ou como ausência, talvez mais ainda como inatividade, a uma concepção de mundo, como lugar da fala e da presença plena de matéria. Un usuario utiliza su ordenador mientras habla por teléfono.
2.011 words
1 Images
Culture Paraguay  PARAGUAY 03/09/2013

América Latina necesita un “shock” de salud

Las enfermedades no transmisibles están haciendo estragos, en especial en los sectores con más carencias

América Latina es una de las regiones menos equitativas del mundo. No la más pobre, pero una de las más injustas en distribuir la riqueza que genera Y, como es obvio, también arbitraria a la hora de repartir salud a la población. Las enfermedades no transmisibles están haciendo estragos, en especial en los sectores con más carencias.

Un paciente recibe información sobre la tuberculosis (FOTO: Minsa).
984 words
3 Images
Culture Mexico  MÉXICO 12/07/2013

¿Es confiable el comercio electrónico?

Este tipo de comercio ha crecido en forma exponencial en todo el mundo, en América Latina y México en particular

Una de las múltiples actividades que permiten las tecnologías de la información y las comunicaciones es el comercio electrónico. Actualmente es factible comprar o vender bienes y servicios por medios electrónicos desde la comodidad del hogar o la oficina usando una computadora, o desde dondequiera que uno se encuentre, utilizando simplemente algún dispositivo móvil como un teléfono inteligente. Si el objeto de la transacción es un bien inmaterial la operación completa puede tener lugar en línea (comercio electrónico directo). Por ejemplo, al comprar una pieza musical en una tienda virtual es frecuente que el pago se haga con tarjeta de crédito en el mismo sitio de internet y que desde allí se descargue la pieza seleccionada. En cambio, si el bien objeto de la transacción es tangible, la entrega habrá de llevarse a cabo en el mundo físico, a través de los canales de transporte habituales (comercio electrónico indirecto).

Un usuario mueve el ratón del ordenador.
1.077 words
1 Images
Science Brazil  SãO PAULO 12/07/2013

Em busca de uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas no semiárido brasileiro

Variações no clima acarretam sérios impactos para o Nordeste e para o semiárido, causando prejuízos sociais e econômicos

 

As mudanças climáticas são uma realidade e já estão em curso. Os desafios para superar os efeitos da escassez hídrica, a desestruturação social e os riscos à saúde, assim como promover a produção de energia e alimentos, estão ligados, pelos mais diversos caminhos, às estratégias de adaptação a um novo padrão climático. Tais estratégias, necessariamente, dependem das peculiaridades regionais e, na maioria das vezes, independem do aquecimento global. Comunidad vegetal de ambiente semiárido. Foto: Francisco Pugnaire/CSIC.
2.929 words
1 Images