A expedição e suas perguntas «

A bordo del Joides

Otro sitio realizado con WordPress
A bordo del Joides 22 diciembre, 2011

A expedição e suas perguntas

A Expedição Científica “330 do IODP” está sendo desenvolvida desde novembro com o barco de perfuração JOIDES Resolution para buscar marcas das mudanças passadas no clima e na circulação oceânica sob o fundo marinho do Golfo de Cádiz e do oeste de Portugal.

O JOIDES Resolution (JR) é um dos barcos científicos de perfuração oceânica mais famosos. Tem cerca de 143 metros de distância de popa a proa e uma torre de perfuração com 62,5 metros de altura acima do nível do mar. O barco opera dentro do Programa Integrado de Perfuração Oceânica (Integrated Ocean Drilling Program, IODP), um dos programas de pesquisa marinha mais importantes do mundo. Na expedição já se realizaram duas perfurações na costa de Faro (Portugal) e atualmente o barco está perfurando a uns 50km diante da cidade de Cádiz, cerca de 105km do estreito de Gibraltar. Um total de 36 cientistas de 13 países diferentes estão pesquisando os últimos 6 milhões de anos da história da Terra nessa região, a oeste do Estreito de Gibraltar.

No Golfo de Cádiz circula atualmente uma massa de água quente e salina procedente do Mediterrâneo. Após sua saída pelo Estreito de Gibraltar, essa massa de água forma uma cachoeira submarina de cerca de 1.000 metros pelo talude continental para depois circular no Atlântico e atingir posições tão setentrionais como o Mar da Noruega. A saída desta massa de água representa um aporte de 300 milhões de toneladas de sal por dia ao sistema de circulação oceânica global, o que constitui o grande motor que, a partir das áreas polares, regula o clima terrestre global. A circulação desta massa de água é tão poderosa que chegou a criar uma extensa capa de areia de cerca de 100km de comprimento do Estreito a noroeste, a maior conhecida dos fundos marinhos até o momento. Ademais, gerou grandes vales erosivos submarinos e grandes acumulações de sedimentos.

Os resultados obtidos até agora são de grande interesse científico, e com eles a equipe científica a bordo do JR pretende responder perguntas tão importantes para nosso entendimento dos processos climáticos passados e presentes, como: Quando começou a sair a massa de água através do Estreito de Gibraltar? Como flutuou nos últimos milhões de anos? Quais foram os efeitos climáticos devidos ao aporte de grandes volumes de água quente e carregada de sal no Atlântico Norte? Qual é a espessura das capas de areia criadas pelas massas de água mediterrânea? Estas capas poderiam ser um novo objeto de interesse exploratório para o gás e o petróleo no futuro?

Javier Hernández Molina. Chefe Científico da Expediçao IODP 339.

No hay comentarios

Leave a comment

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>