Alimentación España , España, Miércoles, 29 de mayo de 2013 a las 15:36

“A Espanha está fazendo um trabalho de pesquisa que precisa ser conhecido pela sociedade”

Ramón Núñez, diretor do Museu Nacional de Ciência e Tecnologia (Muncyt), fala da trajetória do Muncyt nos últimos anos

Cristina G. Pedraz/DICYT O Museu Nacional de Ciência e Tecnologia (Muncyt), atualmente adscrito ao Ministério de Economia e Competitividade e administrado pela Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia (Fecyt), nasceu nos anos 80 com o fim de contribuir com a educação científica e tecnológica da sociedade espanhola. Trinta anos depois conta com uma nova sede no moderno edifício Prisma de Cristal de La Coruña, e planeja abrir mais em outros municípios do país. Seu atual diretor, Ramón Núñez, fala da trajetória do Muncyt nestes anos, de seus objetivos e desafios em um futuro próximo e da relação do Museu com Castela e Leão.

 

Como foi a trajetória do Muncyt nestes anos?

O Museu Nacional da Ciência e Tecnologia nasceu em 1980 por um Decreto Real. Nesse ano iniciou-se o processo de criar as coleções do Museu, localizado provisoriamente na antiga estação de trens de Delicias, em Madri. Em alguns armazéns da estação foram reunidas peças que distintas administrações e particulares doavam ou depositavam no Museu, e de modo provisório esta sede continuou até serem criadas pequenas oficinas e abertas salas de exposições ao público. A trajetória, entre 1980 e 2005, tem distintas vicissitudes relacionadas com a busca por uma sede em distintos edifícios de Madri e em outras cidades. De fato, houve projetos para localizá-lo em Sevilla, uma vez finalizada a Expo 92, e em Valladolid, no que hoje é o Museu da Ciência. Por umas ou outras razões, esses projetos não vingaram e em 2005 o Governo propôs instalar o Museu em La Coruña, aproveitando o know-how que poderia ter a cidade com a montagem dos três Museus Científicos que ofereciam um ambiente social e pessoal técnico propício. Finalmente, escolheu-se um edifício oferecido pela Deputação provincial, um edifício novo que recebeu distintos prêmios de arquitetura, tendo inclusive sua maqueta exposta no Moma de Nova York. Nele começou a montar-se a sede do Museu até que foi inaugurado no ano passado pelos Príncipes de Astúrias.

 

No entanto, a sede Madri continua funcionando...

O Museu tem um plano descentralizado que contempla a existência de sedes em distintas cidades e comunidades autônomas. De fato, a sede provisional de Delicias continua funcionando, mas ainda aspiramos a ter em Madri um sede digna da capital da Espanha, e também há possibilidades de abrir sedes em outras cidades. Especificamente, já foram dados passos para criá-las em Tarragona, em Ponferrada e em Sestao, por exemplo.

 

Quais objetivos tem o Muncyt?

A missão do Museu tem uma vertente dupla. Por um lado, a educativa, que todos os museus de ciência da Espanha e do mundo possuem, contribuir para melhorar a educação científica dos cidadãos, especificamente, melhorar a cultura científica. E logo tem a missão de contribuir para conservar o patrimônio histórico da Ciência e Tecnologia. Além desta faceta dupla, tem especificamente outro objetivo, servir de vitrine para a Ciência espanhola. O Museu assume que o país está fazendo um trabalho de pesquisa que merece ser conhecido pela sociedade, tanto pelas empresas e indústrias, quanto pelos cidadãos de modo geral, e sobretudo pelas crianças que, de alguma maneira, possam encontrar uma referência tanto para sua própria vocação, quanto da contribuição da Ciência para o progresso da sociedade.

 

O que podemos ver atualmente na sede de La Coruña e Madri?

Na sede de La Coruña estão abertas ao público seis salas de exposição nas quais se abordam temas diversos, da história da Ciência, com as maiores e mais antigas peças da coleção, dos séculos XVI, XVII e XVIII, até questões de Tecnologia contemporânea, como a placa do primeiro supercomputador montado na Espanha ou uma sala dedicada ao século XX, na qual expomos 100 peças da Tecnologia, uma de cada ano do século. Em Madri temos agora uma exposição temporária sobre os livros mais importantes da Ciência e uma exposição sobre os usos médicos da eletricidade. Também há uma exposição sobre as peças históricas do Museu, relacionadas principalmente com astronomia e navegação.

 

Além da exposição permanente e temporal organizam atividades paralelas, sendo a última o Fim de Semana Científico. Em que consiste esta iniciativa?

Em Madri realizamos o Fim de Semana Científico e em La Coruña o Dia da Ciência na Rua. Os dois eventos têm o mesmo desenho, consistente em que as crianças e adolescentes dos colégios, coordenados com os professores, exponham projetos relacionados com a Ciência e a Tecnologia. Robótica, informática, demonstrações de química, ambientais... eles explicam o que fizeram, o que significa e o que acontece. É uma feira de Ciência na qual há um ambiente muito bom, em Madri superamos 16.000 visitantes e em La Coruña ocupamos todo o Parque de Santa Margarita.

 

Que atividades mais realiza o Muncyt?

Existe outro tipo de atividades, como oficinas, conferências... na última terça-feira tivemos em La Coruña uma conferência do doutor Miguel Ángel Alarios sobre a história da platina e suas aplicações atuais, e na próxima semana teremos outra. Ademais, neste verão, a partir de 24 de junho, tanto na sede de Madri, quanto na de La Coruña, teremos acampamentos científicos de uma semana, com grupos de 25 crianças. Fazemos atividades durante todo o ano.

 

Que objetivos possui o museu para o futuro?

A curto prazo, no mês de junho em La Coruña vamos inaugurar a sala do século XX e depois para outubro está prevista a realização da reunião anual dos diretores de museus de Ciência da Espanha. Em novembro teremos a comemoração da Semana da Ciência e desenvolveremos já a seguinte exposição. Em La Coruña, de 15 de setembro a 15 de outubro o Museu estará fechado para mudar a exposição temporária e os conteúdos de outras exposições, da Sala de Patrimônio, da Vitrine de Museus... E em Madri também aproveitaremos para mudar a exposição e mostrar uma nova sobre terremotos e vulcões.

 

Quais relações o Muncyt tem com Castela e Leão?

A vitrine de museus da sede de La Coruña está dedicada atualmente ao Museu da História Automotiva de Salamanca e temos uma peça, um Citroën 5 CV. Também no Museu da Ciência de Valladolid possuímos uma janela do Muncyt, uma seção na qual colocamos peças da seção do Museu e que agora em junho terá seu conteúdo mudado. Ademais, uma das coisas que faremos neste ano é montar uma janela ao Muncyt no Museu da História Automotiva de Salamanca. Do mesmo modo, uma das possíveis sedes futuras do Muncyt poderia ser o Ene.Museo de Ponferrada.