AG/AMC/DICYT A Comissão de Prêmios da Academia Mexicana de Ciências (AMC) revelou os ganhadores dos Prêmios Weizmann 2009 para as melhores teses doutorais em Ciências Naturais, Ciências Exatas, e Engenharia e Tecnologia, assim como do Prêmio para as Melhores Teses de Doutorado 2009 em Ciências Sociais e Humanas.
Prêmios Weizmann 2009
Em conjunto com a Associação Mexicana de Amigos do Instituto Weizmann de Ciências, a Academia outorga este prêmio desde 1986 às melhores teses doutorais feitas no México por pesquisadores com menos de 35 anos, no caso de homens, e com menos de 38 anos, no caso de mulheres, nas áreas de ciências exatas e naturais. A partir de 2001 também se passou a dar o Prêmio Weizmann às melhores teses doutorais em engenharia e tecnologia.
Em 2009, na área de Ciências Exatas, recebeu o prêmio Gerónimo Francisco Uribe Bravo, do Departamento de Probabilidade e Estatística do Instituto de Pesquisas em Matemáticas Aplicadas e em Sistemas da Universidade Autônoma do México (UNAM), por sua tese Markovian Bridges, Brownian excursions, and stochastic fragmentation and coalescence.
Em Ciências Naturais, o reconhecimento foi entregue a Rocío Tapia Pastrana, do Departamento de Fisiologia, Biofísica e Neurociências do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (IPN), por seu trabalho ZO-2 inhibe la expresión de ciclina D1 y la proliferación celular y exhibe cambios en su localización a lo largo del ciclo celular.
Na área de Engenharia e Tecnologia, a AMC outorgou o prêmio a Alejandro Farah Simón, do Instituto de Astronomia da UNAM, pela tese Diseño y Fabricación Optomecánicos en la Instrumentación Astronómica OSIRIS.
Prêmios às Melhores Teses Doutorais em Ciências e Ciências Humanas 2009
Desde 1996, a Academia outorga estes prêmios a pesquisadores menores de 40 anos que tenham realizado sua tese em nosso país, em alguma instituição credenciada.
A convocatória se realiza com nove instituições que representam as ciências sociais no México: a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade Autônoma Metropolitana, O Colégio de México, a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, o Centro de Pesquisa e Docência Econômicas, o Instituto José Maria Luis Mora, o Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social, o Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do IPN e o Instituto Nacional de Antropologia e História.
Para 2009, na área de Ciências Sociais, Manolo Estuardo Vela Castañeda, graduado do Colégio de México e atualmente pesquisador da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), sede acadêmica Guatemala, foi o ganhador do prêmio com sua tese Los pelotones de la muerte. La construcción de los perpetradores del genocídio guatemalteco.
Também em Ciências Sociais foi premiado Shinji Hirai, doutor pela Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), unidade Iztapalapa, e pesquisador do Programa Noroeste do Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social, por sua tese Nostalgias en un mundo transnacional: hacia la reconstrucción del terruño, culturas e identidades entre California y Jalostototlán, Jalisco.
Na área de Ciências Humanas, recebeu a condecoração María Dolores Lorenzo Ríos, doutora pelo O Colégio de México e pesquisadora da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, por seu trabalho doutoral El Estado como benefactor. Los pobres y la asistencia pública en la ciudad de México 1877-1905.
Também em Ciências Humanas, Marisol Luna Chávez, doutora pela Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, recebeu o prêmio por sua tese Suma vanguardista. Principios de composición literaria y visual en “La Vuelta al Día en Ochenta Mundos” y “Último Round”, de Julio Cortázar.
O júri encarregado da designação dos prêmios está composto por 40 destacados especialistas em cada uma das cinco áreas científicas, presidido por Arturo Menchaca Rocha, atual vice-presidente da AMC.
Estes prêmios consistem em um diploma e 25 mil pesos, e serão entregues durante a cerimônia de início do ano acadêmico da AMC. As duas condecorações são consideradas as mais importantes para jovens cientistas que iniciam sua trajetória.