JST-Tec de Monterrey/DICYT Iluminar o andar superior do estacionamento do Tecnológico de Monterrey, Campus Cidade do México, com luz solar é o objetivo da Green Technology Solutions, empresa incubada e constituída em sua maioria por estudantes e graduados que, nesta ocasião, realiza esforços no programa “Campus Sustentável”.
O projeto de economia de energia consiste em duas estruturas metálicas localizadas no último nível do estacionamento do campus. Cada um dos módulos solares terá 16 painéis que captarão energia para as 23 luminárias de 80V localizadas também no último andar do edifício.
“Este é um projeto único no México em virtude da alta eficiência dos painéis solares, que podem armazenar energia por até três dias; isto é, poderíamos ter três dias de eclipse e, ainda assim, as luminárias continuariam acesas”, comenta Alejandro Chico, EXATEC e Diretor-Geral da Green Technology Solutions.
Da mesma forma será colocada uma placa solar nas imediações do campus, onde será construído o Parque Tecnológico em Ciências para a Vida. Esta consistirá em uma estrutura metálica de 3 metros de altura, 8 metros de diagonal e 6 metros de largura, com um total de 12 painéis solares e 5 luminárias.
Sistema de vanguarda
A tecnologia CIGS, utilizada neste sistema que captura energia solar é única no México, já que permite captar até 90% mais de energia que os sistemas tradicionais.
Chico diz que “a energia captada com o sol pode acumular-se mesmo quando as baterias estão cheias. De fato, a energia adicional pode ser armazenada para ser utilizada em outras luminárias”.
Ademais, as luminárias utilizam LEDs de alta tecnologia para garantir que não haja desperdício, e que o gasto de kW/noite seja reduzido à 9,2 – atualmente é de 16,5.
“Queremos demonstrar que a utilização desta tecnologia permite economizar dinheiro a largo prazo. Além disso, é necessário que empresas especializadas se ocupem de instalar estes sistemas ecológicos, e não empresas comerciais. É necessário conhecer as necessidades específicas de uma instalação para poder escolher os produtos mais adequados”, explica.
Rodrigo Centeno, também integrante da Green Technology Solutions, espera que o investimento neste projeto seja recuperado em 4,8 anos para o caso do teto do estacionamento e de 5,6 anos para as imediações. “Trata-se de um investimento inicial grande, mas os benefícios também são maiores. O sistema necessita pouca manutenção, os painéis tem garantia de 20 anos, e as baterias são de longa duração”.
Deve-se mencionar que é uma empresa mexicana que está encarregada de produzir os painéis que Green Technology Solutions instala no teto do estacionamento. Cada painel capta energia por cinco horas ao dia, correspondente ao tempo de luz disponível em um dia normal. A instalação no estacionamento será terminada este mês.
Na2light
No campus também será colocado o “Na2light”, produto desenvolvido por Green Technology Solutions que consiste em uma luminária carregada com energia solar em forma de árvore. Esta estrutura não só ilumina pela noite, como também permitirá proporcionar energia elétrica a qualquer equipamento que conecte-se a este via USB.
Os integrantes de Green Technology Solutions são Rodrigo Centineo, estudante do último semestre de Engenharia Mecatrônica (IMT, em espanhol), Alejandro Chico EXATEC de Administração Financeira (LAF, em espanhol) e Carlos Abreu EXATEC, de Engenharia Industrial e de Sistemas (IIS, em espanhol). Ademais, participam Rodrigo Avendaño e Octavio Recinos da Universidade Anáhuac do Sul, e Jorge Nazik Mina da Universidade do Valle do México.