Tecnología España , España, Jueves, 17 de marzo de 2011 a las 14:50

Capturar CO2 para lutar contra o aquecimento global

Pesquisadores da Universidade Rey Juan Carlos (URJC) desenvolvem materiais mesoestruturados capazes de capturar seletivamente as mol茅culas de CO2 atrav茅s de intera莽玫es qu铆micas

URJC/DICYT Pesquisadores da Universidade Rey Juan Carlos (URJC) desenvolvem materiais mesoestruturados capazes de capturar seletivamente as moléculas de CO2 através de interações químicas. Trata-se de uma alternativa de futuro para reduzir a quantidade de dióxido de carbono liberado na atmosfera, um dos principais gases causadores do aquecimento global.

 

Um dos grandes problemas ambientais a nível mundial é o aquecimento global, terminologia usada para referir-se ao aumento da temperatura média da Terra, que se acentuou nas últimas décadas do século XX e na primeira do século XXI. O aquecimento é conseqüência do efeito estufa, fenômeno pelo qual determinados gases retêm grande parte da radiação infravermelha refletida pela Terra e voltam a remitir-la novamente à superfície terrestre, aquecendo-a.

 

O efeito estufa é essencial para a manutenção da vida no planeta. No entanto, de acordo com a maioria da comunidade científica, em poucos anos os seres humanos aumentaram este efeito natural devido ao aumento no nível de emissões de gases como o CO2, liberados na combustão dos combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural, além da liberação de gás carbônico proveniente do desmatamento de grandes áreas florestais. Uma vez que as emissões de origem antropogênica contribuem com 70% do total, nas últimas décadas se está dedicando grandes esforços para minimizar o aquecimento global e suas conseqüências.

 

Entre as diferentes estratégias para reduzir as emissões de gás carbônico estão o aumento da eficiência e economia de energia, além do desenvolvimento e uso de energias renováveis. Ademais, as técnicas de captura e armazenamento de carbono (CAC) são consideradas de grande importância como tecnologia de transição, enquanto continuam sendo consumidos combustíveis fósseis em quantidades massivas. Atualmente, são propostas várias tecnologias para a captura de CO2 produzido por centrais térmicas, as maiores responsáveis pelo total deste gás emitido por fontes estacionárias. Entre elas, destaca-se a absorção e adsorção como técnicas para o isolamento de CO2 após a combustão.

 

O grupo de Engenharia Química e Ambiental da Universidade Rey Juan Carlos pesquisa, desde 2006, os processos de adsorção de CO2 e contribui no desenvolvimento de materiais adsorventes mesoestruturados que separem o dióxido de carbono dos outros gases. Estes materiais são sólidos de estrutura inorgânica e de porosidade elevada que incorporam grupos de natureza orgânica básica capazes de capturar seletivamente as moléculas de CO2 mediante interações químicas.

 

Os resultados obtidos demonstram que tais materiais atuam como adsorventes eficazes deste gás, operando a pressão atmosférica e a temperaturas moderadas.