Ciencias Sociales España , Salamanca, Lunes, 22 de octubre de 2012 a las 20:26

Centro de Investigação do Câncer mostrará na Empírika como se trabalha em um laboratório

Realizará oficinas sobre a interpretação de resultados de estudos massivos em genômica ou no funcionamento da citometria de fluxo

CGP/DICYT O Centro de Investigação do Câncer (CIC), centro misto da Universidade de Salamanca e do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), estará presente na segunda edição da Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 23 a 28 de outubro em São Paulo (Brasil). O CIC participará com um estande na exposição da Feira, realizada dos dias 23 ao 25 junto com a  Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Além de oferecer informação sobre o trabalho do centro e do Banco de DNA, serão organizadas diferentes atividades de divulgação.

 

Como explicou a DiCYT Almudena Timón, responsável pela Comunicação e Marketing do Centro de Investigação do Câncer, os visitantes da Feira poderão observar no microscópio diferentes órgãos de rato ou manusear pipetas de laboratório para “entender a importância de realizar boas medidas no momento de fazer screening ou preparar cultivos”, exemplifica.

 

Do mesmo modo, durante a Feira organizarão oficinas de divulgação sobre a interpretação de resultados nos estudos massivos em genômica. Assim, os assistentes deverão ordenar as distintas peças de uma fotografia panorâmica até que seja possível observar bem o conjunto, simulando como seria possível realizar um estudo massivo em genômica. Posteriormente, para que entendam a necessidade de interpretar esses resultados e elaborar estudos específicos que possam derivar, por exemplo, no desenho de novos medicamentos, os participantes terão que encontrar a chave correta para abrir uma fechadura.

 

Outra atividade explicará o funcionamento de citômetro de fluxo, um instrumento comum nos laboratório que permite estudar células. Será simulado o funcionamento de um citrômetro com tubos de cartolina em forma de “L” conectados a uma caixa, por um lado, e a um funil, por outro. “A idéia é fazer com que bolinhas de diferentes cores passem pelo funil, refletindo a maneira como funciona um citômetro (ainda que este funcione através de laser), até que caiam na caixa”, explica Almudena Timón. Depois os participantes deverão classificá-las por tipo, simulando uma reparação celular, contá-las e interpretar os resultados.

 

A exposição da Empírika está dedicada a instituições de pesquisa e educação que queiram promover a pesquisa científica e sua difusão, bem como a empresas interessadas em divulgar suas pesquisas e produtos na Feira. Os objetivos deste espaço são ampliar as possibilidades de participação pública no sistema de Ciência e Tecnologia e na democratização do conhecimento; ser um espaço não formal de ensino e aprendizagem; despertar a curiosidade científica e a vontade de perguntar; possibilitar a interação entre a história e a cultura científica; e reunir diferentes realidades e culturas dos países participantes, bem como promover o intercâmbios de experiências entre os participantes.

 

Empírika 2012

 

Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um evento internacional, itinerante e bienal, que foi realizada pela primeira vez em 2012 em Salamanca (Espanha), antecipando-se oito anos às celebrações do VIII Centenário do nascimento da Universidade de Salamanca, em 2018.

 

Organizada graças ao envolvimento da Universidade Estadual de Campinas, através do Laboratório de Estudos Jornalísticos Avançados (LABJOR) e do Núcleo para o Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) desta instituição acadêmica, o evento conta com um forte respaldo institucional brasileiro graças à implicação do Governo de São Paulo, do Ministério da Educação, do Ministério de Assuntos Exteriores, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas e da Fundação Paula Souza. Do lado espanhol, a Empírika 2012 tem o apoio do Ministério da Economia e Competitividade, da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT), da Universidade de Salamanca, através de seu Instituto de Estudos da Ciência e Tecnologia, e da Fundação 3CIN.

 

Mais informação está disponível em http://www.empirika.org, bem como nas redes sociais do evento, Facebook (http://www.facebook.com/empirika) e Twitter (@Empirika_2012).