Tecnología Brasil Campinas, São Paulo, Lunes, 25 de abril de 2011 a las 16:20
Ciência

Ciência e tecnologia exercem grande impacto no cotidiano

Os conhecimentos científicos e tecnológicos não são usados e servem somente às atividades diretamente ligadas à ciências, mas são úteis a âmbitos gerais da vida cotidiana.

ComCiencia/Labjor/DICYT Os conhecimentos científicos e tecnológicos não são usados e servem somente às atividades diretamente ligadas à ciências, mas são úteis a âmbitos gerais da vida cotidiana. Eles também ajudam na compreensão do mundo, na tomada de decisões como consumidor, na formação de opiniões políticas e sociais e no ambiente de trabalho. É o que mostra a pesquisa realizada em conjunto pela Fundação Espanhola de Ciência e Tecnologia (Fecyt) e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI). Os dados foram analisados e expostos no artigo “Percepción, cultura científica y participación em Iberoamérica”, dos professores José A. López Cerezo e Montaña Cámara Hurtado.

 

Os resultados dessa pesquisa e a discussão acerca da percepção pública das ciências são desenvolvidos na obra Ciencia, tecnologia y universidad en Iberoamérica, uma coletânea de artigos que abordam assuntos como: as particularidades do conceito de cultura científica, a alfabetização científica dos cidadãos, o desenvolvimento de uma política científica e tecnológica adequada às realidades e oportunidades presentes na Iberoamérica. Apesar das particularidades de cada trabalho do volume, há um consenso em todos eles de que a modernização dos países iberoamericanos levou a defender que os conhecimentos científicos levam ao desenvolvimento econômico.

 

O objetivo do trabalho de Cerezo e Hurtado é constituir uma ferramenta prática capaz de impulsionar e harmonizar a pesquisa sobre percepção social da ciência na Iberoamérica, incluindo aspectos da cultura científica e a participação social em matéria de ciência e tecnologia. Pretende-se, assim, por meio dos dados coletados, dar continuidade a políticas que colaborem para o desenvolvimento científico e tecnológico.

 

Dessa forma, a pesquisa procura entender como os cidadãos enxergam as ciências. Para isso as perguntas foram divididas em quatro grupos: qual o nível de informação e interesse sobre temas científicos; a opinião sobre cidadania e políticas públicas em ciência e tecnologia; atitudes que tomam com relação às ciências; e a apropriação que fazem da ciência em seu cotidiano. As entrevistas foram realizadas em vários países nas cidades de: Bogotá, Caracas, Buenos Aires, Madrid, Panamá, São Paulo e Santiago.

 

A conclusão vem ao encontro da ideia de que ser cientificamente culto não é apenas entender a ciência, mas também praticá-la em seu dia-a-dia e fazer com que ela lhe tenha alguma utilidade. Um exemplo disso é que, nessa mesma pesquisa, os entrevistados em sua maioria responderam que tinham comportamentos tais como: ler bulas de remédio, etiquetas de alimentos, especificações técnicas de eletrodomésticos e a leitura do dicionário quando se desconhece uma palavra.

 

Seguindo esse pensamento, os governos dos países Iberoamericanos também adquiriram maior sensibilidade acerca do papel da ciência e tecnologia, passando a compreender que elas têm um impacto significativo nas várias dimensões sociais. É indiscutível que a produção de conhecimentos científicos gera impactos na economia, política, comunidades, na cultura e nos valores das sociedades.

 

Os governos têm incrementado ações que possam potencializar a criação de conhecimentos, o que significa investir recursos próprios e buscar apoio em cooperações internacionais. Mas para que isso ocorra estudiosos defendem que antes é preciso fazer estudos e promover ações para que a população tenha mais familiaridade com a cultura científica.