Alimentación Colombia Bogotá, Cundinamarca, Martes, 05 de febrero de 2008 a las 12:00

Colômbia enviará a Noruega milhares de sementes para conservar a diversidade de suas espécies agrícolas

O país nórdico contém um banco que alberga e protege cópias de segurança de milhões de cultivos do mundo inteiro

NJR/NOTICYT/DICYT É cada vez mais comum o uso de plantas transgênicas na agricultura. Estas novas espécies criadas em laboratório são mais resistentes que as tradicionais, constituindo tamanha ameaça para os cultivos tradicionais que alguns já estão em perigo de extinção. Por isso foi criado na Noruega um banco que guardará milhões de sementes do mundo inteiro. Cada país levará suas espécies tradicionais com a finalidade de conservar a diversidade agrícola do planeta. A Colômbia tem previsto um envio de 30.911 espécies, constituindo 52,7% dos materiais que conserva.

Trata-se de milhões de sementes que serão armazenadas em uma abóbada situada no arquipélago de Svalbard, na Noruega. Esta Abóbada Global de Sementes, de grande envergadura, com um túnel de 120 metros em aço reforçado e com três quartos frios, segundo o Centro Internacional de Agricultura Tradicional (CIAT), albergará 4.5 milhões de cópias de segurança dos cultivos agrícolas mais importantes do mundo. “Ainda que seja algo grande, é um envio quase de rotina, já que desde 2001 são feitos envios ao Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo de México (CIMMYT) para ali se conservar um duplicado de segurança destas coleções”, contou a Noticyt Daniel Debouck, chefe da Unidade de Recursos Genéticos do CIAT.

Sementes de feijão, arroz, cevada, lentilhas, sorgo, milho, além de plantas forrageiras e agro-florestais, empreenderão um longo caminho rumo à conservação com a finalidade de garantir ao mundo uma produção alimentar em caso de catástrofe, segundo o CIAT.

“Por razões históricas, o CIAT tem mandato global para conservar os recursos genéticos de feijão Phaseolus (com 35.502 materiais), de yuca Manihot (com 6.499 materiais), y de forragens tropicais (com 23.140 materiais). Pelo caráter único destas coleções, e pela quantidade de informação acumulada, é lógico fazer cópias de segurança”.

“Com esta finalidade o CIAT assinou acordos de cooperação técnica com o CIMMYT do México e com o governo da Noruega”, explicou Debouk. Dentro deste grupo de sementes viajantes, o material de origem colombiana e registrado no Sistema Multilateral do Tratado Internacional será de feijões (das espécies Phaseolus vulgaris, P. lunatus y P. dumosus) e leguminosas forrageiras (dos gêneros Macroptilium, Vigna e Centrosema). De cada uma das sementes enviadas pelo CIAT a Svalbard, a Unidade de Recursos Genéticos da dita instituição conserva uma cópia com a intenção de realizar seguimento.

“Da mesma forma que este em Svalbard é uma cópia de segurança, a mesma semente do mesmo lote existe aqui em Palmira, e neste lote efetuamos provas de viabilidade a cada cinco anos. A finalidade deste esforço de conservação de recursos genéticos é de poder entregar sementes e plantas viáveis aos usuários. Para isso, é necessário fazer verificações periódicas do estado fisiológico das sementes”, acrescentou Debouck.

A decisão de fazer um acompanhamento a cada cinco anos, mesmo quando a norma da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) diz que deve ser a cada dez, é devido ao fato de que o conhecimento a respeito do comportamento de conservação de várias espécies tropicais é escasso, e o objetivo é não deixar passar um desvio genético importante. Se, durante o acompanhamento, se detecta uma diminuição da viabilidade da semente, esta será substituída na abóbada por uma nova buscando uma viabilidade superior a 85%

Um projeto em larga escala

A criação da Abóbada Global de Sementes e a conservação da agricultura mundial são prova da grande evolução que o setor agropecuário experimenta em matéria de ciência, e do qual a Colômbia faz parte. “A participação do país neste projeto internacional foi possível graças ao esforço de toda equipe técnica e científica, trabalhando desde 1996 para preparar este envio”, contou Debouck.

Do mesmo modo, para Fabio Polanía, Subgerente Técnico da Federación Nacional de Cerealistas, este envio é importante para poder conservar todo o gernoplasma do mundo e garantir a sua proteção em caso de catástrofe, assim como para preservar sementes que possam desaparecer da sua região originária.

Segundo indica Gabriel Cadena, diretor de Cenicafé, a Abóbada Global de Sementes ou a Casa do Tempo como ele a chama, irá permitir preservar as informações genéticas do mundo, facilitando a Colômbia certificar taxonômica e botanicamente as suas espécies, de tal maneira que as ditas informações genéticas sejam de utilidade para a humanidade. “Svalbard cumprirá dois propósitos; um técnico, ou seja, um depósito de sementes de cultivos para a alimentação humana, e o segundo um propósito educativo, ou seja, recordar às nossas sociedades e aos governos que deveriam estar atentos a este tipo de preocupação, que estamos perdendo um patrimônio biológico, um legado de milhares de gerações de agricultores que não se justifica perder”, concluiu Debouck.