JST-Tec de Monterrey/DICYT Apresentar e capacitar em metodologias avançadas para avaliação e monitoramento da qualidade nutricional e industrial do milho mexicano, e assinar uma carta de intenção que estabelece a relação formal da colaboração em segurança alimentar, armazenamento de grãos e biofortificação do milho e do trigo foram os principais resultados da reunião realizada entre o Tecnológico de Monterrey, através de seu Centro de Biotecnologia, e o Centro Internacional de Melhoramento do Milho e Trigo (Cimmyt).
O melhoramento do milho e do trigo é um importante caminho na promoção do desenvolvimento, já que ambos cereais, juntamente ao arroz, são essenciais para a nutrição, saúde, geração de renda e sustentabilidade ambiental em países onde os recursos são escassos.
De acordo com números da Food and Agriculture Organization (FAO) e do International Food Policy Research Institute (Ifpri), 70% das pessoas mais pobres no mundo vivem em zonas rurais. A maioria depende da agricultura, especialmente do milho e do trigo, para obtenção de alimentos e geração de renda. Atualmente, o milho e o trigo são fonte de cerca de 40% dos alimentos consumidos no planeta e de aproximadamente 25% das calorias consumidas nos países em desenvolvimento. Milhões de pessoas, incluindo aquelas de escassos recursos que vivem em zonas urbanas, obtêm mais de 50% de suas calorias diárias do milho e do trigo.
“Metodologias para a análise da qualidade do milho” foi o primeiro curso-oficina oferecido pelo engenheiro Marcos Urias, estudante de mestrado em biotecnologia, no Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo, Cimmyt, como parte do recente acordo firmado com o Tecnológico de Monterrey.
O curso-oficina, realizado nas instalações e laboratório do Cimmyt e do Instituto Nacional de Investigações Florestais, Agrícolas e Pecuárias (Inifap), foi celebrado sob o marco de um projeto colaborativo entre o Cimmyt e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa). Seu objetivo foi apresentar e treinar os participantes nas metodologias mais avançadas na avaliação e monitoramento da qualidade nutricional e industrial dos milhos atualmente utilizados pela indústria mexicana.
Estas metodologias permitirão à rede de instituições nacionais com programas afins apoiar os esforços em melhoramento tradicional e biotecnológico do milho, assim como contribuir para o desenvolvimento de normas nacionais e internacionais para a comercialização do grão.
O programa instruiu em técnicas de extração, caracterização e quantificação de biomoléculas encaminhadas ao melhoramento nutricional e comercial do milho crioulo, comercial, e dos de alta qualidade protéica melhor conhecidos como Quality Protein Maize (QPM). Os protocolos incluíram determinação de proteínas, ácidos graxos, amidos e componentes fitoquímicos diferenciais apresentados em milhos, além de técnicas utilizadas em laboratórios de qualidade, indústria e melhoramento do milho.
“Foi um espaço e fórum para a reflexão e discussão do conhecimento atual, e compartilhamento das experiências de cada um dos laboratórios participantes para poder avançar juntos em novos métodos de caracterização e quantificação de fitoquímicos presentes em ambos milhos, melhorados e crioulos”, afirmou o engenheiro Urías.
Durante a conclusão do curso, enfatizou-se o persistente desejo dos agricultores mexicanos em conservar seus milhos crioulos, os quais representam uma riqueza genotípica inestimável e um fator de desenvolvimento local ainda por explorar.
Atualmente, o engenheiro Urías colabora com pesquisadores do Cimmyt e do Inifap em milhos azuis pigmentados, mas o curso permitiu-lhe avistar outros horizontes de trabalho em regiões de alto potencial como Puebla, Tlaxcala, Querétaro e Estado de México, com o fim de identificar milhos pigmentados híbridos e desenvolver possíveis usos no mercado nacional.
Ação conjunta
A aliança Itesm-Cimmyt para enfrentar problemas globais na agricultura, é resultado da visita oficial em abril, de um grupo de professores-pesquisadores do Centro de Agrobiotecnologia do Tecnológico de Monterrey, aos escritórios centrais do Cimmyt no México, concluída com a assinatura de uma carta de intenção que estabelece a relação formal em colaboração de milho e trigo, rubricada pelos diretores, Marianne Banziger, do Cimmyt, e Guy Cardineau, da instituição.
Os resultados desta parceria se traduzem na identificação de áreas de interesse comum como a modificação genética do milho e do trigo, a colaboração em segurança alimentar e armazenamento de grãos e a biofortificação do milho, temas que formarão a base para o estabelecimento de uma agenda de ação conjunta que também integrará aspectos de capacitação e transferência de tecnologia.
Sobre o Cimmyt
O Cimmyt realiza três tarefas fundamentais no cumprimento de seu mandato e missão mundiais: melhoramento genético do milho e do trigo; pesquisa e criação de práticas de lavoura e agronômica eficientes; e capacitação e desenvolvimento de recursos humanos. A pesquisa e desenvolvimento de pacotes tecnológicos são efetuados em colaboração com instituições mexicanas e de vários outros países. Outra tarefa importantíssima que o Cimmyt desempenha é que, em caso de surgimento de uma situação de emergência em algum país, contribui com a restauração da produção de alimentos e com a reconstrução de seu sistema de pesquisa agrícola.