Ciencia Brasil Campinas, São Paulo, Martes, 08 de julio de 2014 a las 12:37

Desafio Unicamp premia jovens empreendedores

A competição propôs o desafio de criar um empreendimento com potencial para se tornar uma empresa

Viviane Lucio/ComCiência/Labjor/DICYT A equipe Multidisciplinar, que elaborou o projeto LibrasWare, foi a grande campeã da 4ª edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica. Este desafio é destinado a alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, visando a constituição de modelos de negócio para tecnologias desenvolvidas nas universidades. O evento aconteceu no dia 02 de julho, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e contou com a participação de seis equipes finalistas. A banca julgadora foi composta por profissionais da Unicamp e do setor privado.


Sob a orientação do professor Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia da Unicamp, o projeto da equipe Multidisciplinar visa ao ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) à distância, utilizando a tecnologia 3D Class, que pode ser usada em computadores, games, smartphones e tablets. O investimento inicial necessário para o projeto é de 300 mil reais, e o serviço poderá ser oferecido a 13 reais por aluno.
Libras é a segunda língua brasileira, que permite a comunicação de pessoas com deficiência auditiva. O estudante Saulo Assis disse na apresentação que o método de ensino dessa língua está ultrapassado em relação ao de outras línguas. Isso levou a equipe à decisão de investir na ideia de tornar o ensino mais instigante e, para o grupo, nada melhor que a plataforma interativa para isso.


De acordo com o grupo, o Brasil conta hoje com 3 mil professores habilitados para ministrar aulas de Libras. Essa quantidade supre apenas 30% da demanda do país, que foi ampliada com a determinação do Decreto Federal 5626/2005, do Ministério da Educação, de que todos os cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e graduação, e também os cursos de fonoaudiologia, terão que inserir a disciplina de Libras em seus currículos até 2015. Sem tempo hábil para formação de professores para atender essa demanda, o ensino à distância da LibrasWare surge como uma boa opção para atender o mercado.


Os membros da equipe vencedora são Saulo Assis, Gabriela Spagnol, Victor Santos de Oliveira, Ari Antônio Júnior e Danilo Prado.

 

Equipes finalistas


O Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica premiou os três primeiros finalistas com dinheiro e certificados. Em primeiro lugar ficou a equipe Multidisciplinar, com o prêmio de 3 mil reais por participante. Em segundo lugar ficou a equipe Desenvoltura, que recebeu 1 mil reais por componente do grupo e, em terceiro a equipe Acelera, que recebeu certificado por participação.


A equipe Desenvoltura apresentou um plugin para usuários de software de AutoCAD, que facilita a distribuição de detectores de fumaça. A equipe Acelera, criou um dispositivo para localização de animais, que se dá em forma de pingente e possui tecnologia NFC (Near Field Comunication), sistema responsável por troca de informações entre dispositivos.

 

Os outros grupos participantes foram Entropia, Midas e IS2RN. A equipe Entropia apresentou o projeto Fralda Inteligente, que se resume a um dispositivo que é ativado quando a fralda está suja e precisa ser trocada. O dispositivo envia uma mensagem para o smartphone do responsável pelo bebê. Visando o mercado farmacêutico, a equipe Midas focou na obtenção do óleo extraído do urucum. Este óleo possui propriedades medicinais que podem auxiliar no combate ao câncer. Já a equipe IS2RN apresentou um dispositivo que mostra a localização de um smartphone e oferece a ele opções do varejo. É um dispositivo que orienta clientes às compras e monitora o comportamento dos compradores para oferecer mais produtos.


O prêmio foi patrocinado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelas empresas Embraer, Movile, Cristália, LDSoft, Banco do Brasil e EDTI. Contou com o apoio do Unicamp Ventures, do Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, da Baita Aceleradora, da Associação Campinas Startups, do Ciesp Campinas, da Liga Empreendedora, da Inova Ventures Participações e da Dika Job.