Alimentación México Monterrey, Nuevo León, Jueves, 29 de noviembre de 2012 a las 11:14

Desenha-se um sistema fotovoltaico para obter energia elétrica limpa

Pesquisadores da Cátedra Agrônica do Campus Querétaro desenharam e desenvolveram um protótipo de geração de energia fotovoltaica utilizando eletrônica de potência

JST-Tec de Monterrey/DICYT As Fontes Renováveis de Energia, particularmente para o uso de energia fotovoltaica, termosolar e geotérmica de baixa profundidade para reduzir custos energéticos de operação nos processos agrícolas, são uma das linhas de pesquisa da Cátedra de Agrônica do Tecnológico de Monterrey Campus Querétaro.

 

Como resultado dos trabalhos nesta área, o grupo de pesquisadores que a conformam desenharam e desenvolveram um protótipo de geração de energia fotovoltaica utilizando eletrônica de potência.

 

O projeto é liderado pelo Dr. Sergio Horta Mijía, e foi desenvolvido em conjunto com alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica (IMT) e Engenharia de Tecnologias Eletrônicas (ITE).

 

Um protótipo, que foi validado com diversos testes e a publicação de artigos reportando resultados, tem um painel solar com uma potência nominal de 120 watts e conta com uma estrutura que permite movê-lo e fixá-lo em diferentes lugares.

 

Isto constitui uma alternativa para a geração de energia já que o México conta com grande potencial, sobretudo na utilização do sol como fonte renovável, considerando que possui uma das insolações médias mais altas do mundo.

 

“O objetivo fundamental deste projeto é demonstrar que podemos desenvolver a tecnologia eletrônica deste tipo de sistemas, já que no México poucas empresas desenvolvem estas tecnologias comercialmente”, comenta o Dr. Horta.

 

Agregou que o sistema fotovoltaico foi completamente elaborado pelo conjunto de pesquisadores e alunos de maneira “artesanal”.

 

A idéia do desenvolvimento do sistema fotovoltaico nasceu como uma necessidade em áreas rurais e em operações agropecuárias isoladas, nas quais levar energia elétrica, por meio da rede geral, seria muito caro, de modo que a instalação de geradores fotovoltaicos, explica, é uma opção rentável e sustentável.

 

Segunda fase do projeto

 

Atualmente os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de uma segunda fase na qual está colaborando o mestre Jaime Pimentel Henlel. Esta segunda fase consiste em desenvolver um sistema fotovoltaico interconectado à rede.

 

A diferença é que o primeiro pode ser utilizado longe de qualquer fonte de energia e em lugares em que não existe uma tomada próxima; por outro lado, o sistema interconectado à rede pode funcionar como um complemento, isso é, onde exista alguma fonte de energia para conectar o sistema e que a energia gerada possa ser comercializada com a CFE, de modo que o sistema poderia ser utilizado no consumo doméstico ou em produções agrícolas para diminuir os custos energético da operação.

 

Uma vez concluída esta fase, o objetivo será buscar a transferência de tecnologia com produtores mexicanos e negócios, fomentando a criação de empresas de base tecnológica.

 

Através do desenvolvimento de sistemas como este, que utilizam fontes de energia renováveis, é possível diminuir a dependência de combustíveis fósseis, bem como a emissão de gases de efeito estufa. Ademais, é possível satisfazer a crescente demanda energética e constitui um fator chave para a segurança energética e a sustentabilidade ambiental do país.

 

No Campus Ciudad Juárez, um sistema similar desenvolvido por alunos é utilizado para prover energia sustentável ao campus, e para iluminar o Laboratório de Energias Limpas, que foi recém inaugurado.

 

Cátedra de pesquisa Agrônica

 

A Cátedra de pesquisa em Agrônica (http://agronica.campusqueretaro.net) une o uso de tecnologia, o desenho e implementação de sistemas mecatrônicos, de automatização e de energias renováveis no setor agropecuário a fim de melhorar a eficiência e rentabilidade de seus processos e promover a competitividade dos produtores nacionais.

 

A Agrônica é um termo formado a partir de um conceito que combina diversos ramos da engenharia como: mecânica de precisão, eletrônica, informática, telecomunicações e sistemas de controle que são aplicados à agricultura e pecuária, seja no processo de produção ou no armazenamento, embalagem, conservação e distribuição dos produtos.

 

Com base neste conceito de sinergia entre distintos ramos criou-se em 2009 a Cátedra de Agrônica no Campus Querétaro, no qual se desenvolve e adapta tecnologia no setor agroindustrial mexicano em todos seus aspectos, para contribuir ao crescimento econômico do setor.