Tecnología España , Valladolid, Lunes, 08 de abril de 2013 a las 11:49

Desenvolve-se um sistema para o reconhecimento automático dos veículos que passam por pedágios

O objetivo é aplicar a tarifa correta a cada um deles da forma mais precisa

Cristina G. Pedraz/DICYT A spin-off da Universidade de Valladolid MetaEmotion desenvolveu um inovador sistema que permite reconhecer automaticamente os veículos que passam por um pedágio. Através de uma câmera instalada na infraestrutura de pedágio, são capazes de identificar padrões e reconhecer os diferentes veículos de forma automática para saber qual tarifa deve ser aplicada a cada um deles.

 

Conforme detalha à DiCYT Antonio Hurtado, um dos engenheiros da empresa localizada no Centro de Transferência de Tecnologias Aplicadas (CTTA) do Parque Científico de Valladolid, neste processamento de imagens utilizam técnicas de visão computacional e visualização avançada que possibilitam reconhecer objetos de forma automática, neste caso os veículos. “O reconhecimento automático pretende obter o maior número de características possível de cada uma dos objetos, características que são comuns entre objetos iguais e, com a lógica aplicada à visão humana, podemos diferenciar um de outros”, afirma.

 

Deste modo, é possível “reconhecer de forma automática o tipo de veículo que passa pelo pedágio, e com ele obter informação suficiente para discernir que tipo de tarifa deve ser aplicada a cada um”. A spin-off trabalhou na integração desta nova ferramenta com empresas que possuem concessões em estradas. Os sistemas utilizados neste momento para realizar o pedágio “não eram 100% fiáveis e precisavam de um terceiro sistema que permitisse maior informação para minimizar os erros o máximo possível”.

 

Este projeto se enquadra em uma das divisões da empresa, focada no processamento de imagem geral, “o que nos permite apoiar outras empresas, extraindo dados que sejam úteis”. Além do reconhecimento automático dos veículos que passam pelo pedágio, também trabalhou-se em outros projetos na área de mobilidade e transportes, como o reconhecimento automático de matrículas ou um software capaz de realizar uma análise em tempo real do tráfego.

 

Ajuda ao diagnóstico

 

A MetaEmotion foi criada em dezembro de 2006 por iniciativa de três estudantes de doutorado que viram uma oportunidade empresarial no processamento de imagens, área na qual eram especialistas. Atualmente o responsável pela empresa é um deles, Diego García Morate, que explica que a MetaEmotion se articula sobre duas divisões, uma focada no processamento da imagem especificamente médica, e outra no processamento de imagem de modo geral. No total, o quadro de trabalhadores está composto por seis engenheiros divididos entre estes dois departamentos.

 

Na área de imagem médica a empresa criou uma ferramenta denominada Ginkgo, em colaboração com o Complexo Assistencial de Ávila, cuja finalidade é ajudar os especialistas no diagnóstico de determinadas doenças e melhorar a assistência aos pacientes. Para tanto, criaram uma série de algoritmos de assistência ao diagnóstico (CADx) a partir de imagens médicas de todos os tipos, como TAC (Tomografia Axial Computadorizada) ou ressonâncias magnéticas. Sobre esta plataforma a equipe de engenheiros implementou módulos específicos em áreas como oftalmologia e dermatologia.