Tecnología España , Valladolid, Martes, 08 de marzo de 2011 a las 18:00

Empresa de Valladolid trabalha em um sistema automático para inspecionar o estado das estradas

Projeto prevê a integração das distintas tecnologias existentes em um só veículo para a sondagem das vias sem interferir no tráfego

Cristina G. Pedraz/DICYT A rede de estradas do estado está composta por cerca de 25.000 quilômetros de infraestruturas viárias que devem ser revisadas periodicamente. Atualmente, a forma pela qual se detectam buracos, fendas ou outros defeitos realiza-se de forma bastante manual, a cargo de um técnico que percorre as estradas anotando as falhas encontradas. Com objetivo de melhorar a eficiência no processo e a segurança das pessoas encarregadas desta tarefa, a empresa de Valladolid, Collosa, trabalha em um projeto sobre sondagem de estradas, cujo fim é implementar as distintas tecnologias existentes para automatizar o processo.

 

Carlos García e Cristina Pardo, pesquisadores do Serviço PD&I de Collosa, explicaram a DiCYT que o propósito de automatizar este processo é, principalmente, “evitar a subjetividade do olho humano, que é o atual responsável pelas sondagens”. Nestes momentos existem no mercado diversas tecnologias (visão artificial, tecnologia laser ou GPS) para realizar a sondagem, mas cada uma delas “mede um parâmetro diferente da estrada”, como o Coeficiente de Atrito Transversal (CAT), as fissuras, o estado da sinalização horizontal e o Índice de Rugosidade Internacional (IRI).

 

Os pesquisadores pretendem integrar todos estes equipamentos comerciais em um único sistema. Desta forma, pretende-se que “um veículo possa, de uma só vez e com velocidade de cruzeiro, a 60-70 quilômetros por hora, para não interferir no tráfego da estrada, proporcionar suficiente informação para determinar o estado da via”. Assim, prevê-se que a informação obtida seja útil às direções da estrada ou de obras encarregadas de conservação “para decidir se é necessário atuar ou não, realizar um reforço, reparar uma barreira ou pintar”.

 

Caracterização de defeitos

 

O projeto, financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação (Micinn), tem como objetivo geral o desenvolvimento de um novo sistema de sondagem de estradas baseado na integração de diversos equipamentos de medição e captura de imagens de estradas, o desenvolvimento de um software que administre a aquisição e consulta deste tipo de dados, e o desenvolvimento de um sistema informático capaz de detectar automaticamente zonas de possível defeito, mediante o processamento da informação adquirida.

 

Do mesmo modo, concebe-se a possibilidade de definir e caracterizar os possíveis defeitos das estradas, especialmente os de maior interesse (por sua freqüência ou por sua importância para um financiamento); o estudo mais aprofundado da problemática da iluminação sobre os distintos asfaltos objeto de estudo, o desenho de um sistema de inspeção mediante visão artificial, constituído por fontes luminosas e sensores, a análise da aquisição de sinais digitais de vídeo, sua resolução e a exatidão das medidas tomadas, entre outros aspectos.

 

A parte mais inovadora do ponto de vista tecnológico, segundo informações de Collosa, é a obtenção de um sistema de processamento e análise de imagens de asfaltos que permite detectar e caracterizar defeitos automaticamente. Otimizar este tipo de tarefa implica em aumentar a vida útil das estradas ao mesmo tempo em que se matem níveis de serviço adequados para os usuários.

 

No momento, explicam os pesquisadores, o estudo aprofundou-se na integração de sistemas de duas dimensões para realizar a classificação de defeitos de forma automática (defeitos longitudinais, transversais, redes defeituosas...). Após comprovar o potencial existente neste campo, continuarão seu trabalho para desenvolver uma ferramenta modular que permita integrar distintos sistemas em função dos parâmetros que se pretende medir e, a partir destes dados, estabelecer pautas para atuar tanto no âmbito das empresas, como da administração.