Espacio México , México, Viernes, 01 de marzo de 2013 a las 14:01

Encontrada a forma de vida mais antiga do planeta em um lago de Puebla

Cientistas da UNAM descobrem na lagoa de Alchichica microorganismos semelhantes aos de Cuatro Ci茅negas

Agência ID/DICYT Pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) descobriram em um lago profundo de Puebla microorganismos que formam estruturas rochosas (carbonato de cálcio), conhecidas como estromatólitos, e são consideradas a forma de vida mais antiga do planeta.

 

De acordo com o doutor Javier Alcocer Durand, pesquisador da Faculdade de Estudos Superiores de Iztacala e líder do projeto, esta descoberta foi realizada no lago Alchichica, localizado a 109 Km ao norte da cidade de Puebla.

 

Explicou que estes microorganismos, semelhantes aos de Cuatro Ciénegas, Coahuila, podem ser úteis não só para estudar a origem da vida, mas têm aplicações biotecnológicas graças à sua adaptabilidade à condições extremas, como a salinidade ou a alta radiação ultravioleta.

 

Alcocer Durand afirma que os estromatólitos, bem como uma série de espécies endêmicas, foram encontrados ao longo dos 15 anos de estudos no lago Alchichica. Dentre elas figuram um axolote, um caboz, bem como fito e zoomplâncton, uma cochonilha aquática e um mosquito.

 

Indica que parte de sua pesquisa consiste em determinar de que maneira influem as características peculiares do lago em sua reduzida riqueza taxonômica (espécies) e, ao mesmo tempo, na existência de numerosos endemismos.

 

Este corpo aquático é um lago de cratera que se formou através de uma explosão freatomagmática, isso é, pelo encontro do magma com a água subterrânea vaporizada que, junto aos gases do magma, causa uma explosão criando uma cavidade que eventualmente esteve inundada pelo líquido do lençol freatico.

 

Por outro lado, comenta que atualmente estudam o papel desempenhado pela Alchichica no controle do aquecimento global, já que analisam, por um lado, a quantidade de dióxido de carbono fixada pelo fitoplâncton e sua captura nos sedimentos profundos (sumidouro de dióxido de carbono); por outro lado, a quantidade deste gás que é exportada à atmosfera novamente.

 

Alcocer Durand explicou que os corpos aquáticos epicontinentais (lagos, rios, lagoas) são estudados pela limnologia. Esclarece que esta ciência integra diversas disciplinas, já que se trata do estudo das interrelações estruturais e funcionais dos organismos destas águas conforme sua participação na dinâmica de seus ambientes físicos, químicos e bióticos.

 

É importante destacar que graças a suas pesquisas, Alcocer Durante recebeu o Prêmio Estadual de Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências Naturais e Exatas, oferecido pelo governo do estado do México, através do Conselho Mexicano de Ciência e Tecnologia (COMECYT).