Alimentación España , Valladolid, Miércoles, 31 de octubre de 2012 a las 14:46

Engenheira da Universidade de Valladolid patenteia inovadora cafeteira com xícara integrada

Protótipo pretende ser uma alternativa às atuais cafeteiras de cápsulas, um mercado em auge

CGP/DICYT Nos últimos anos o mercado de cafeteiras de cápsulas e doses únicas disparou na Espanha. No entanto, seu preço continua sendo alto e as vezes limita a utilização de cápsulas a uma só marca, cujo custo também é elevado. Isto é, segundo a engenheira técnica de Desenho Industrial da Universidade de Valladolid Lucía Martín, a principal limitação destas cafeteiras, ainda que não seja a única. “Existem muitos aspectos a serem melhorados nas alternativas atuais, de modo que idealizei um desenho de cafeteira que inova e satisfaz os requerimentos do mercado de café”, enfatiza.

 

A engenheira patenteou, através do programa de bolsas Prometeo da Fundação Geral da Universidade de Valladolid (Funge), uma cafeteira individual, pequena e manejável, apta tanto para vitrocerâmica, quanto para cozinhas de indução, que permite fazer um café de qualidade em pouco tempo. O protótipo foi batizado como cafeteira Kofeel.

 

“Meu produto está dirigido a um consumidor habitual e individual de café, o que facilita o consumo de um café recém feito e de boa qualidade, que se adapta as suas necessidades e gostos particulares, com um sistema rápido, cômodo e de fácil uso e manutenção”, assegura a jovem pesquisadora, que agrega que outro de seus pontos fortes é o preço. A cafeteira está orientada a um amplo mercado graças ao seu preço acessível, ao contínuo crescimento do consumo de café e às carências de alternativas atuais”, afirma.

 

Conforme detalha Lucía Martín, dentre os aspectos mais inovadores do desenho encontra-se a possibilidade de visualizar a elaboração do café através de “uma xícara transparente que é parte ativa do processo”. “O fato de que a xícara tenha funções tanto de recipiente, como de mecanismo, simplifica o processo”, indica. Também é importante, afirma, a adaptabilidade ao usuário já que “a capacidade da xícara permite que o próprio consumidor elabore o café de acordo com seu gosto, trabalho que é facilitado através de um sistema de marcas, tanto na xícara, quanto na própria base, para indicar o nível de café que será obtido em função da água adicionada”. Finalmente, a xícara tem espaço para receber outros complementos, como leite, gelo ou açúcar, em função das preferências do consumidor.

 

Aproveitamento da energia

 

Por outro lado, a cafeteira está desenhada de modo a aproveitar ao máximo a energia calórica desprendida pela fonte de calor, reduzindo assim o consumo elétrico. “Outro aspecto inovador é o máximo aproveitamento da energia calorífica realizado graças a uma base de dimensões semelhantes a dos fogões de vitrocerâmica, ainda que a cafeteira possa ser utilizada também em cozinhas à gás, elétricas e de indução”, incide Lucía Martín.

 

O programa de bolsas Prometeo tem como finalidade proteger os resultados de projetos e protótipos de alunos da Universidade de Valladolid. Trata-se de desenvolver atividades de transferência de conhecimento no processo formativo de universitários através da materialização e desenvolvimento de um projeto cujos resultados são protegido por qualquer instrumento de propriedade intelectual e industrial existente.

 

Em 2012 celebrou-se a quarta edição do programa, na qual foram selecionados como beneficiários da bolsa seis projetos. Além de ter seus trabalhos protegidos, os autores recebem uma recompensa econômica de 1.000 euros e formação específica em matéria de inovação. As bolsas Prometeo inserem-se no Projeto de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa (T-CUE), da Junta de Castela e Leão.