Salud España , Salamanca, Viernes, 15 de marzo de 2013 a las 16:12

Existe uma relação direta entre o tempo dedicado a ver televisão e as funções cardiovasculares

Pesquisa realizada com 732 indivíduos adultos em seis centros de Atenção Primária espanhóis

JPA/DICYT Uma pesquisa realizada por seis centros de Atenção Primária de Barcelona, Zaragoza, Cuenca, Bilbao, Valladolid e Salamanca revelou uma relação direta entre o número de horas de consumo de televisão e alguns parâmetros de saúde cardiovascular. Quanto mais tempo dedica um adulto a ver televisão, piores são suas funções vasculares, segundo os resultados publicados na revista American Journal of Hypertension.

 

Estes dados foram extraídos de um amplo estudo sobre hábitos de vida saudáveis, segundo explicou a DiCYT José Ignacio Recio, pesquisador do Centro de Saúde La Alamedilla, em Salamanca. Deste caso participaram 732 indivíduos com 20 a 80 anos, que responderam a diversas perguntas de um questionário, algumas delas sobre hábitos de vida vinculados ao sedentarismo, como ver a televisão. A informação aportada relacionou-se com um parâmetro denominado PAIx75, que deriva de medidas da pressão arterial.

 

Para realizar esta avaliação utilizou-se um inovador instrumento que mede vários dados, por exemplo, a cada 15 minutos, durante um período de 24 horas, mede a pressão arterial e realiza também uma verificação da pressão arterial central através de tonometria. Com esta informação, constrói os valores de PAIx75 e, quanto maiores sejam, o sujeito terá uma maior rigidez arterial e piores funções vasculares.

 

Os pesquisadores dividiram em três categorias o número de horas por semana dedicadas a ver televisão: menos de 10 horas, entre 10 e 20 horas, e mais de 20 horas. Os indivíduos enquadrados nesta última categoria apresentaram cifras de PAIx75 muito mais elevadas, de modo que sua saúde cardiovascular era claramente pior.

 

Além de outros fatores

 

“Verificamos uma relação clara, direta e independente de outros fatores como a idade, o sexo, o consumo de medicamentos, a obesidade ou o tabaquismo”, indica o pesquisador. A ampla análise estatística não deixa dúvidas e dá plena validade a estas observações, que reforçam a idéia de que levar uma vida sedentária tem conseqüências muito negativas para a saúde cardiovascular.

 

A pesquisa foi realizada com dados coletados entre os anos 2010 e 2012 dentro do estudo EVIDENT, financiado pelo Instituto de Saúde Carlos III, e em conjunto analisou os hábitos de vida de 1.553 pacientes, de modo que nos dados deste artigo científico está presente a metade. Estas pessoas, selecionadas de modo aleatório, são pacientes do médico de família que em linhas gerais têm boa saúde. Em breve os pesquisadores dos seis centros de saúde participantes pretendem publicar outros resultados interessantes.

 

Referência bibliográfica

 

Recio-Rodriguez JI, Gomez-Marcos MA, Patino-Alonso MC, Romaguera-Bosch M, Grandes G, Menendez-Suarez M, Lema-Bartolome J, Gonzalez-Viejo N,Agudo-Conde C, Garcia-Ortiz L; EVIDENT Group. Association of television viewing time with central hemodynamic parameters and the radial augmentation index in adults. American Journal of Hypertension, 2013. doi: 10.1093/ajh/hps071