Educación España , Salamanca, Miércoles, 27 de noviembre de 2013 a las 12:34

Ferramenta para melhorar a compreensão leitora das crianças

A Universidade de Salamanca desenha um aplicativo de internet que pretende responder às dificuldades apresentadas por muitos jovens para entender os textos

JPA/DICYT A Universidade de Salamanca desenvolveu um aplicativo de internet que pretende melhorar as habilidades leitoras das crianças. Ultimamente o número de crianças com dificuldades para compreender textos está aumentado, de modo que este projeto pretende contribuir a solucionar este problema. O aplicativo associa distintas narrações com jogos que facilitam sua compreensão e inclui representações de relações causais e temporais. O objetivo é que os escolares interajam com a historia para assimilar melhor o que leem.

 

“Os psicólogos fizeram estudos e descobriram que as habilidades de compreensão leitora são adquiridas principalmente entre 7 e 11 anos”, explica à DiCYT María Navarro Cáceres, principal responsável pelo desenvolvimento desta ferramenta. A ideia está pensada para crianças com dificuldades para entender os textos, incluindo-se as que possuem algum problema que aumenta esta dificuldade, por exemplo, as deficiências auditivas.

Cada historia está dividida em uma série de episódios e, uma vez lidos pelas crianças, passam a realizar uma série de jogos que se adaptam a seus progressos. “São jogos de perguntas e respostas e, na medida em que acertam, tornam-se mais complicados; e vice-versa, quando apresentam um elevado número de falhas, tornam-se mais simples”, indica María Navarro, que é aluna da Faculdade de Ciências e contou com o apoio dos professores Fernando de la Prieta Pintado e Angélica González Arrieta para desenvolver este projeto.

A ferramenta é muito versátil, porque permite editar o texto, as imagens, analisar os resultados dos jogos ou os tempos de resposta, de modo que os educadores tem uma boa fonte de informação sobre as possíveis carências das crianças e podem realizar um bom acompanhamento de sua evolução. Como aplicativo de internet, estará disponível para qualquer computador e especialmente para tablets digitais, cujo manejo é especialmente intuitivo aos jovens.

Do ponto de vista técnico, o produto está estruturado em três níveis: uma parte de armazenamento, outra de gestão de dados e outra de interação com o usuário. O desenho foi uma parte muito importante, com animações e cor, já que se pretende principalmente atrair a atenção da criança e que possa interagir da forma mais intuitiva possível.

A iniciativa está pensada para o mundo educativo em um sentido amplo, pois pode ser útil para escolas ou institutos, de maneira que os responsáveis pelo projeto consideram que pode ser vendido comercialmente. De fato, a ideia foi desenvolvida dentro do Programa de Protótipos Orientados ao Mercado do Projeto de Transferência de Conhecimento (T-CUE) da Junta de Castela e Leão.