Ciencias Sociales España , Salamanca, Viernes, 19 de octubre de 2012 a las 16:21

Grupo de Geociências Oceânicas da USAL organizará oficinas sobre microfósseis na Empírika

Grupo Científico contará com um estande conjunto com o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo durante a exposição da feira

CGP/DICYT A geração de microfósseis e a dinâmica oceânica serão as protagonistas do estande conjunto do Grupo de Geociências Oceânicas da Universidade de Salamanca e do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo na nova edição da Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja exposição será realizada nos dias 23 e 25 de outubro na Expo Barra Funda, na capital paulista.

 

Como detalha a DiCYT José Abel Flores, pesquisador do Grupo de Geociências Oceânicas, o estande contará com dois tipos de atividades “muito atrativas, sobretudo para o público infantil”. A primeira delas é uma oficina de geração de microfósseis. “Mostraremos às crianças o que é um microfóssil e qual é sua relação com o clima e o oceano”, afirma. Para tanto, serão instalados microscópios a partir dos quais os pequenos poderão observar alguns exemplares e também serão mostradas fotografias de microscópio eletrônico. Finalmente, as crianças poderão criar e pintas seus próprios fósseis a partir de moldes com gesso.

 

A segunda atividade foi realizada em 2010 durante a primeira edição da Empírika, em Salamanca. Devido ao êxito obtido, os pesquisadores decidiram levá-la ao Brasil. “Trata-se de um experimento muito visual que explica o mecanismo de dinâmica oceânica no transporte de calor, isso é, como se acumula o calor no trópico e como os pólos têm um papel de motor convectivo, o que de algum modo faz com que se distribua pelo planeta”. Segundo explica José Abel Flores, o experimento consiste em uma série de tanques conectados entre si em diferentes alturas, com águas de diferentes cores e distinta salinidade, tentando recriar o que é o oceano atual. “Colocamos os tanques em comunicação e em uns minutos vê-se como se cria um circuito”, indica. Ao mesmo tempo, os pesquisadores projetarão vídeos explicativos já com o globo terráqueo completo e explicarão o que acontece se esta comunicação marítima é cortada ou intensificada, “o que definitivamente aconteceu com o clima historicamente e acontecerá no futuro com as modificações que estão sendo produzidas”.

 

No estande os visitantes também poderão obter informação sobre a pesquisa na matéria oceânica que está sendo realizada tanto pelo Grupo de Geociências Oceânicas da USAL, quanto pelo Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo.

 

A cooperação entre ambos grupos surgiu há vários anos a partir de seus interesses comuns. Após várias visitas mútuas e o estabelecimento de um convênio de colaboração, começaram a realizar trabalhos conjuntos. Atualmente estão realizando um estudo da evolução climática dos últimos 100.000 anos na Bahía de Santos, no Atlântico Sul, e no futuro analisarão a bacia central do Atlântico a partir do material coletado pelos barcos da companhia petroleira brasileira Petrobrás, com a qual colaboram nestes trabalhos.

 

Empírika 2012

 

Empírika, a Feira Ibero-Americana da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um evento internacional, itinerante e bienal, que foi realizada pela primeira vez em 2012 em Salamanca (Espanha), antecipando-se oito anos às celebrações do VIII Centenário do nascimento da Universidade de Salamanca, em 2018.

 

Organizada graças ao envolvimento da Universidade Estadual de Campinas, através do Laboratório de Estudos Jornalísticos Avançados (LABJOR) e do Núcleo para o Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI) desta instituição acadêmica, o evento conta com um forte respaldo institucional brasileiro graças à implicação do Governo de São Paulo, do Ministério da Educação, do Ministério de Assuntos Exteriores, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas e da Fundação Paula Souza. Do lado espanhol, a Empírika 2012 tem o apoio do Ministério da Economia e Competitividade, da Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT), da Universidade de Salamanca, através de seu Instituto de Estudos da Ciência e Tecnologia, e da Fundação 3CIN.

 

Mais informação está disponível em http://www.empirika.org, bem como nas redes sociais do evento, Facebook (http://www.facebook.com/empirika) e Twitter (@Empirika_2012).