ComCiência/Labjor/DICYT O conceito de desenvolvimento sustentável é discutido há pelo menos quarenta anos. Apesar de famosa, essa definição, porém, peca pela falta de precisão e abre espaço para várias interpretações. Afinal, como conciliar a conservação dos recursos naturais ao desenvolvimento econômico? Em seu artigo “Technology and the notion of sustainability”, o pesquisador sueco Sven Ove Hansson, do Departamento de Filosofia do Royal Institute of Technology, de Estocolmo, assim analisa: “em particular, desenvolvimento sustentável (assim definido) é mais palatável para a maioria dos economistas e políticos do que para a ideia mais popular de ‘crescimento’ zero, que implicava em um conflito sem solução entre crescimento econômico e preservação ambiental e requeria a submissão do primeiro ao segundo”. Contudo, para o pesquisador sueco, é justamente o fato de ser indefinido que esse conceito de sustentabilidade é universal. O texto foi publicado no último número da revista Technology in Society.
Foi no início dos anos 70 que determinados grupos - especialmente econômicos – passaram a entender que seria possível usar essa palavra para conjugar desenvolvimento e meio ambiente. Mas foi com a publicação do Relatório Brundtland (ou Our Common Future), na década de 80, que o conceito foi definido da forma que, atualmente, é entendido por boa parte da sociedade mundial: desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações futuras sem comprometer a capacidade das futuras gerações terem suas próprias necessidades atendidas.
Evento debate sustentabilidade e jornalismo
Essa discussão também toma lugar entre jornalistas. Nos dias 29 e 30 de março, em São Paulo (SP), especialistas discutem o tema em seminário intitulado “A Sustentabilidade no Jornalismo Brasileiro”. Durante os dois dias do evento, a proposta é debater a incorporação das dimensões social e ambiental, além do viés econômico, às reportagens produzidas atualmente.
O debate será aberto com o jornalista Luciano Costa Martins, colunista do jornal Brasil Econômico, que abordará “Os Fundamentos da Pauta Contemporânea”. A sustentabilidade nos negócios e na política é o tema das palestras de representantes de empresas privadas e do setor público, entre eles Rodolfo Gutilla, diretor de assuntos corporativos e relações governamentais da Natura, e Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Já a sustentabilidade no cotidiano, tema que fecha o seminário, será discutida por jornalistas e por representantes do Instituto Akatu e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Após o término das palestras, os temas serão debatidos pelos participantes do evento, que serão divididos em grupos. O evento, promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é gratuito e dirigido para jornalistas. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ethos.org.br/rsenamidia.