Tecnología España , León, Miércoles, 23 de enero de 2013 a las 11:51

Indra desenvolve em León um sistema de alta pressão que melhora o rendimento dos painéis fotovoltaicos

Trata-se de rastreadores solares que já estão prontos para comercialização e foram instalados em alguns países europeus e do Oriente Médio

CGP/DICYT O Centro de Suporte Logístico a Renováveis (Censolor) da Indra, localizado no polígono industrial de San Román de Bembibre (León), desenvolveu um inovador rastreador solar para painéis fotovoltaicos de alta concentração, cuja finalidade é melhorar o rendimento deste tipo de painéis. Os rastreadores solares são sistemas capazes de direcionar uma superfície ao sol, geralmente formada por painéis solares fotovoltaicos ou espelhos, a fim de captar o máximo de energia. Estes sistemas precisam saber a data, a hora e as coordenadas do lugar em que está instalada a superfície e assim calcular a trajetória do sol que corresponde a cada dia do ano para esta área concreta.

 

Os rastreadores solares aumentam em 30% a produção de energia elétrica de origem fotovoltaica com relação a instalações fixas e são imprescindíveis quando os painéis solares estão formados por células fotovoltaicas de alta concentração (HCPV), que requerem uma alta precisão no direcionamento ao sol, bem como estabilidade diante de agentes atmosféricos.

 

O projeto, iniciado em 2010, foi co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Junta de Castela e Leão. Atualmente os novos rastreadores estão prontos para ser comercializados e vários deles foram instalados em alguns países europeus e do Oriente Médio.

 

Segundo informações da Indra à DiCYT, o sistema desenvolvido aporta “importantes vantagens diante de outros existentes no mercado”. “Trata-se de um sistema competitivo, baseado na simplicidade do desenho, alta fiabilidade, bem como facilidade de montagem e manutenção, que incorpora capacidade para suportar condições ambientais adversas como vento e neve.” O sistema de movimento utilizado, diferentemente de outros sistemas no mercado fotovoltaico, “não se baseia em coroas e engrenagens mecânicas, caras e difíceis de manter, mas se realiza com dois atuadores hidráulicos”, indica a empresa. Do mesmo modo, agrega, dispõe de um sistema de controlo que permite orientar-se em posições extremas.

 

A tecnologia solar de alta concentração se encontra em pleno desenvolvimento. Esta tecnologia utiliza quantidades muito pequenas de material semi-condutor em suas células e converte a luz solar em energia elétrica com alta eficiência (superior a 40%, diante dos 20% dos sistemas fotovoltaicos convencionais), e utiliza sistemas de lentes que podem aumentar até 1.000 vezes a potência do sol que chega às células. Assim, requer sistemas de direcionamento “muito precisos”.

 

Centro de Suporte Logístico a Renováveis

 

A Indra desenvolveu em 2011 o Centro de Suporte Logístico a Renováveis (Censolar) no Parque Industrial do Bierzo Alto (Bembibre-León). Destas instalações, a multinacional canaliza suas atividades como provedora de produtos e serviços de engenharia e de suporte ao ciclo de vida para o setor eólico, solar fotovoltaico e de veículos elétricos. Seu objetivo é centralizar todas suas atividades de suporte logístico de renováveis, afim de oferecer ao setor produtos e serviços de qualidade a preços competitivos.

 

Dentre seus projetos mais relevantes destaca-se Aerogidas, um sistema de manutenção preventiva inteligente para aerogeradores; SIPAM, um sistema de planificação e gestão de tarefas de manutenção com suporte documental e tele-assistência em dispositivos celulares para plantas solares e eólicas; ou um sistema de controle de “pitch” para aerogeradores baseado na medição das cargas a que estão submetidas as hastes. Do mesmo modo, realiza um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produtos orientados a melhorar o rendimento dos painéis solares fotovoltaicos e presta suporte à fabricação dos novos contadores inteligentes desenvolvidos pela Indra e sua solução de recarga “end to end” para veículos elétricos.