Ciencia Brasil , Brasil, Viernes, 31 de mayo de 2013 a las 17:29

Labjor prorroga as inscrições para o processo seletivo de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico

O objetivo deste curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre C&T e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas

LABJOR/DICYT O Labjor é um centro de referência, no Brasil e na América Latina, de formação e estudos em divulgação científica e cultural. Dentre suas diversas atividades e programas acadêmicos oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a compreensão da dinâmica das relações entre a ciência e a sociedade que, por sua vez, integram os fatos, eventos e acontecimentos próprios da cultura científica.

 

Para fazer parte deste centro, atualmente estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico, que foram prorrogadas até o dia 10 de junho. Os interessados poderão acessar a página web do Labjor e preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais, anexando seu currículo e um artigo sobre o tema “O papel da comunicação científica numa sociedade democrática”. Os aprovados nesta primeira fase deverão se submeter a provas escrita e de proficiência em inglês e a uma entrevista. A previsão de divulgação dos resultados finais é para o dia 28 de junho de 2013.

 

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Jornalismo Científico é oferecido pelo Labjor desde 1999, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências, e com o Departamento de Multimeios (DMM), do Instituto de Artes, ambos da Unicamp. O curso é gratuito, tem duração de três semestres e se destina à formação de jornalistas científicos, divulgadores de ciência e assessores de comunicação de universidades e centros de pesquisa.

 

Segundo informações colhidas pela DiCYT, seu objetivo é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre C&T e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. Deste modo, para o cientista trata-se de uma oportunidade de obter uma formação voltada à divulgação de pesquisas, que os cursos de graduação não contemplam, ao tempo em que para o jornalista o curso pode contribuir para uma melhor compreensão do processo de produção da ciência, bem como da política científica nacional.

 

Da primeira turma, em 1999, com 145 inscritos e 30 vagas, o curso continua com a realização de um processo seletivo a cada dois anos, mantendo uma média de 300 inscrições para 50 vagas a serem preenchidas por alunos oriundos de diferentes áreas e com diferentes níveis de formação, com baixíssima taxa de desistência. O caráter multidisciplinar e o prestígio desta pós-graduação se destaca pela composição de seu corpo docente, com professores renomados como Carlos Vogt, Geraldo Di Giovanni, Lea Maria Leme Strini Velho e Marcelo Leite, entre outros.

 

Projetos de divulgação científica

 

Entre as atividades realizadas no curso do Labjor estão os projetos de divulgação científica realizados pelos alunos, que consistem na divulgação de atividades e resultados de pesquisas de determinado departamento, instituto ou centro de pesquisa, escolhidos pelo próprio aluno. Os projetos recebem o apoio da Fapesp por meio do Programa MídiaCiência. As notícias produzidas podem ser consultadas na página do Labjor.