Tecnología Brasil Campinas, São Paulo, Jueves, 16 de mayo de 2013 a las 12:05

Livro analisa a mobilidade no espaço digital

Nove artigos da série “e-urbano” abordam temas relacionados à mobilidade, discutindo como nos movemos no espaço digital

Maria Marta Avancini/ComCiência/Labjor/DICYT De que maneira os dispositivos móveis e aplicativos afetam a mobilidade do saber e dos sujeitos no espaço digital? Este é o tema do segundo volume da série de livros digitais “e-urbano”, lançado no início de abril pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), ligado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

No volume, intitulado “Formas de mobilidade do espaço e-urbano: sentido e materialidade digital”, pesquisadores e colaboradores do Labeurb analisam uma diversidade de temas e problemáticas relacionadas à mobilidade no espaço em rede digital, denominado e-urbano. O conceito busca compreender de que maneira o espaço urbano e o espaço digital se sobrepõem, se constituem e se significam mutuamente, explica a lingüista e organizadora da série, Cristiane Pereira Dias.

 

O eletrônico como discurso


Segundo Dias, o “e-” de eletrônico se tornou parte constituinte do espaço urbano. Pode-se perceber isso, por exemplo, por meio de uma série de palavras que fazem parte da urbanidade nos dias de hoje: e-book, e-learning, e-busines, e-gov, e-comércio, e-cidadania, e-compras circulam pelo social na evidência do sentido - ou seja, como se o eletrônico fosse um sentido natural para todos.

 

O conceito de e-urbano abarca as relações sociais, os sentidos, o funcionamento da ideologia, o político, as tensões, enfim, “o real dessa relação de mão dupla entre o eletrônico e urbano”, analisados a partir da perspectiva do discurso eletrônico, o qual leva em conta a discursividade, ou seja, o modo como os efeitos linguísticos materiais se inscrevem na história.

 

“Mais especificamente, interessa-nos a observação das duas vias: como o espaço digital se estrutura e funciona na relação com o urbano e, ao contrário, como o espaço urbano se significa na estrutura e no funcionamento do digital”, analisa Dias.

 

A mobilidade no mundo contemporâneo


Os nove artigos que compõem o segundo volume da série “e-urbano” abordam temas relacionados à mobilidade, discutindo, a partir de várias perspectivas, como nos movemos no espaço digital, como os sujeitos e saberes se constituem nele, a sociedade, a linguagem, os corpos e os sentidos.

 

Um dos enfoques são os dispositivos móveis e os aplicativos, que comunicam os percursos de usuários a sistemas de rastreamento e de regulagem digital (por exemplo, através do compartilhamento e de dados fornecidos pelos sujeitos em postagens ou ao acessar sites). “O sujeito está cada vez mais conectado ao espaço digital (enciclopédias, redes sociais, blogs, sites, programas etc.) e seus percursos de saber são atravessados pelo e-urbano na formulação e na constituição de sentido”, analisa Dias, na apresentação do livro.

 

“Tudo isso produz uma mudança no que chamamos mobilidade, uma questão que está estritamente ligada à expansão e à urbanização do mundo, às formas de vida e às relações sociais”, conclui a lingüista.

 

A publicação faz parte do projeto e-Urbano, do Labeurb, coordenado por Dias, que o envolve toda a equipe de pesquisadores do laboratório, docentes da Unicamp e de outras instituições. O objetivo é discutir o espaço digital e o espaço urbano, buscando compreender como um influi e modela o outro.

 

O livro está disponível para consulta e download no site do Labeurb, no endereço: http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/volumeII/index.php