Salud Brasil , Brasil, Martes, 10 de marzo de 2015 a las 09:25

LNBio representa o Brasil em consórcio internacional

Financiado pela União Europeia, Projeto visa o desenvolvimento de novos fármacos contra doenças negligenciadas

LNBio/DICYT Consórcio internacional para o desenvolvimento de novos fármacos contra Doença de Chagas, Leishmaniose e Doença do Sono se reúne pela primeira vez no Brasil. Representantes de institutos de pesquisa e empresas de biotecnologia de nove países estarão em Campinas – SP para discutir o andamento do Projeto NMTryI, sigla para “New Medicines for Trypanosomatidic Infections”, uma iniciativa financiada pela União Europeia, por meio do Programa FP7. Os pesquisadores também participarão de um simpósio, aberto ao público, sobre oportunidades de parcerias entre instituições brasileiras e europeias. Os eventos acontecerão entre os dias 8 e 10 de abril no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

 

Com orçamento de EUR 7,6 milhões e duração de três anos, o Projeto NMTrypI tem como principal objetivo otimizar moléculas com ação anti-tripanossoma, a fim de garantir medicamentos mais eficientes contra Doença de Chagas, Leishmaniose e Doença do Sono, também conhecida como Tripanossomíase Humana Africana. Essas doenças atingem principalmente populações de países em desenvolvimento e seus tratamentos são baseados em medicamentos antigos, os quais apresentam problemas de resistência e toxicidade. Para o desenvolvimento de novos fármacos, o consórcio investe em uma abordagem interdisciplinar e na reunião de competências de entidades da Itália, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Grécia, Espanha, Bélgica, Sudão e Brasil.

 

O País é representado nesta iniciativa pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do CNPEM. O LNBio é responsável pela triagem das moléculas candidatas a fármacos, por meio de high throughput screening (HTS) - técnica automatizada utilizada para identificação de compostos que interferem nos mecanismos das doenças. “Estamos testando aproximadamente 15 mil substâncias em ensaios celulares para doença de Chagas, leishmaniose e Doença do Sono. Ao todo, realizaremos mais de 50 mil pontos de triagem”, detalha Carolina Borsoi Moraes, pesquisadora do LNBio, especialista em triagem para doenças negligenciadas.

 

“O Projeto NMTrypI alavancará um montante de mais de EUR 365 mil à Plataforma de Biologia Química e Triagem do LNBio, um investimento que beneficiará o processo nacional de descoberta e desenvolvimento de fármacos, por meio do treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos”, afirma Lucio Freitas-Junior, pesquisador do LNBio, responsável pela participação brasileira no consórcio.

 

Simpósio: Oportunidades de Interação

 

Para disseminar o modelo de consórcio multinacional e apresentar oportunidades de interação entre grupos do Brasil e da Europa, principalmente na área de doenças negligenciadas, será realizado o simpósio: “Building International Consortia on parasitic diseases: the NMtrypl experience​”, no dia 10 de abril, no Campus do CNPEM. O evento é aberto à comunidade científica, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 30 de março no site do evento. “A Comissão Europeia apoia este tipo de parceria para promover a aproximação entre diferentes grupos de pesquisa, estimular colaborações científicas e, assim, favorecer o avanço da ciência e da economia internacional” explica Maria Paola Costi, Coordenadora do Projeto NMTrypI e pesquisadora da Universidade de Módena e Reggio Emília na Itália.