Medio Ambiente Brasil Campinas, São Paulo, Lunes, 15 de septiembre de 2014 a las 10:30

Oficina experimenta novas formas de comunicação das mudanças climáticas

Novas formas de pensar a mudança climática são foco de oficina durante congresso da SBPC

Michele Gonçalves/ComCiência/Labjor/DICYT Como problematizar os papéis já dados à divulgação científica quando o assunto são as mudanças climáticas? Munida dessa pergunta central a recém-lançada Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), convida a pensar a temática sob outras óticas durante a 66.a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada durante esta semana na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

 

A partir de uma oficina-instalação com o tema “Estação Experimental de Divulgação Científica”, os pesquisadores da Sub-rede, que é coordenada pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp), em parceria com a Rede CLIMA e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), convidam o público a criar outras possibilidades de narrativas sobre as mudanças climáticas, a partir de notícias publicadas em revistas de circulação nacional.

 

O estande da oficina foi montado na Expot&c, a feira de ciência e tecnologia que acontece paralelamente à programação científica da SBPC. O foco é compor com imagens e textos e experimentar as potencialidades artísticas do papel, a partir daquilo que já está impresso nele, no caso, a informação sobre mudanças climáticas. A proposta é aliar ações de divulgação-comunicação com pesquisa e criação e, assim, renovar as metodologias de comunicação e as formas de olhar e interpretar os dados da ciência.

 

Julia Gabriela e Natacha Santos, alunas do Colégio Aplicação de Rio Branco que participaram da oficina, consideraram a experiência uma forma artística de pensar os caminhos que percorremos e aquele que queremos para as futuras gerações, em se tratando das relações que estabelecemos com o ambiente. O público da oficina, segundo Carolina Cantarino, uma das coordenadoras da Sub-rede, tem sido bastante variado, concentrando-se em alunos do ensino médio e de graduação de diversos estados do país.

A programação completa da SBPC pode ser acessada no link.

 

*Michele Gonçalves é repórter da Comciência e cobriu a 66ª Reunião Anual da SBPC como parte das atividades da Sub-rede Divulgação Científica e Mudanças Climáticas da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas.