Ciencia Brasil Campinas, São Paulo, Lunes, 28 de mayo de 2012 a las 17:16
Astronomia

Olimpíada Internacional de Astronomia será sediada no Brasil em agosto

O evento será no Rio de Janeiro e cerca de 30 países deverão enviar suas equipes para participar do evento

Cristiane Kämpf/ComCiência/Labjor/DICYT - Entre 04 e 14 de agosto deste ano o Brasil será, pela primeira vez, sede da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A sexta edição da IOAA ocorre no Rio de Janeiro, depois de já ter passado por Tailândia, Indonésia, Irã, Polônia e China. A cidade vai acolher equipes de trinta países e os participantes são estudantes do ensino médio, vindo dos cinco continentes. O evento é reconhecido pela União Astronômica Internacional, associação mundial de astrônomos profissionais, e a equipe brasileira vencedora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) será selecionada para ir ao Rio e representar o país. Cada país pode mandar somente uma equipe, mas o Brasil, como país sede, também terá direito de enviar uma equipe júnior.

 

Os estudantes terão que resolver questões teóricas, analíticas e observacionais - estas últimas, relacionadas ao conhecimento sobre o céu visível a olho nu. Nas questões teóricas, os competidores precisam resolver problemas de astronomia e astrofísica e nas analíticas, fazem interpretações de dados, do mesmo modo que astrônomos profissionais. As inscrições serão aceitas até dia vinte de maio, domingo.

 

O evento tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e do Observatório Nacional (ON). Participam também o Ministério da Educação, o governo do estado do Rio e as prefeituras do Rio de Janeiro e de Vassouras (RJ).