Ciencias Sociales Brasil Rio de Janeiro, Río de Janeiro, Martes, 01 de octubre de 2013 a las 14:24

Organizadores do II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência celebram resultado do evento

Ciência, comunicação, museus e arte pautaram as dinâmicas do Encontro

BL/DICYT A organização do II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência (EIDC) contabilizou mais de 500 participantes no evento, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro na Casa da Ciência. As atividades foram compostas por conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres e visitas a diversos museus, incluindo o Espaço Ciência Viva, organizador do evento, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

 

II O EIDC também celebrou os 30 anos do Espaço Ciência Viva, “o primeiro museu participativo de ciências do Brasil”, criado no início dos anos 1980 por um grupo de pesquisadores, cientistas e educadores com o propósito de estimular os canais de aproximação entre a ciência e diversos segmentos sociais. Três eixos emáticos traçaram o perfil do Encontro, que foi transmitido ao vivo e online: museus e centros de ciências; comunicação e ciência; e ciência e arte. Segundo Cecilia Cavalcanti, uma das coordenadoras do encontro, “estas áreas são as mais significativas quando se fala em métodos de popularização científica”. Ela acrescenta:

 

- O nosso principal objetivo, ou seja, debater as ações e trajetórias da divulgação científica no Brasil e no mundo, foram plenamente atingidos. As discussões ocorreram em torno não apenas dos museus de ciências, mas também sobre outras iniciativas tão importantes para o tema-central, como a comunicação e a arte. Esta premissa também pôde ser observada pela qualidade das pesquisas apresentadas em forma de pôsteres – completa Cecília.

 

O primeiro EIDC ocorreu em 2007, no próprio Espaço Ciência Viva, e contou com a presença do professor e pesquisador catalão Jorge Wagensberg, ex-diretor do Museu de Ciência de Barcelona (CosmoCaixa-Barcelona).
A terceira edição ainda não está confirmada pelos organizadores, que em breve irão disponibilizar notícias, os anais dos textos acadêmicos e outros conteúdos sobre o que ocorreu no II EIDC.