Alimentación España , León, Miércoles, 27 de noviembre de 2013 a las 14:10

Passeio entre borboletas pela província de León

Os biólogos David César Manceñido e Félix Javier González, de León, publicam um livro que reúne as 171 espécies de borboletas diurnas presentes na província

Cristina G. Pedraz/DICYT Depois de oito anos de coleta de borboletas, os biólogos David César Manceñido González e Félix Javier González Estébanez, de León, conseguiram cobrir os 15.581 quilômetros quadrados de superfície da província de León. No total, detectaram as 171 espécies apresentadas no livro intitulado Borboletas diurnas na província de León. A publicação, de 653 páginas, reúne informação sobre a biologia e ecologia da área de estudo de cada uma delas, fotografias, mapas de distribuição, seu hábitat típico e suas plantas nutrícias.

Do mesmo modo, são apresentadas imagens de todas as lagartas, genitálias masculinas e femininas e algumas placas com espécimes em coleção para facilitar sua identificação, indicando se são necessários caracteres específicos externos que permitam separar as espécies mais próximas. Nas fichas das espécie se inclui, além disso, um texto em inglês com a informação mais relevante de cada uma.

Como explicam à DiCYT os autores da obra, a província de León está formada por duas regiões com ambientes bem diferenciados: o terço norte e o resto da província. “As espécies mudam muito de uma zona para outra. Com relação à riqueza e número de espécies, as zonas de montanha têm uma maior variabilidade de hábitats e gama de altitude, de modo que as áreas dos Picos de Europa, Babia, Luna e os Ancares são as zonas mais ricas no terço norte. Nos dois terços do sul é frequente encontrar borboletas endêmicas espanholas ou típicas de hábitats mediterrâneos”, detalham.

A espécie de borboleta mais característica de León, segundo os biólogos, é a Erebia palárica, que é também a mais grande do género e cuja distribuição mundial se limita praticamente ao norte da província e às províncias limítrofes. “É uma borboleta que está bem conservada e que chega a ser a mais comum em sua época de voo e em seu hábitat”, asseguram.

Depois de oito anos de coleta de amostras, os biólogos também vivenciaram algumas surpresas. “Temos sete espécies catalogadas com ‘dados insuficientes’ por suas aparições acidentais, pois sabemos que não existem populações estáveis, mas que por ter uma grande potencia de voo podem passar de uma província a outra. O caso que mais chama a atenção é talvez o de a borboleta monarca (Danaus plexippus) que somente foi vista há cerca de dois anos”, recordam.

O livro, de tiragem limitada, terá um preço de venda de 30 euros e poderá ser adquirido exclusivamente através da página de internet da iniciativa, na qual também é possível encontrar uma amostra do mesmo.

Apadrinha uma borboleta

A publicação Borboletas diurnas na província de León foi possível graças a um projeto desenvolvido por David César Manceñido González e Félix Javier González Estébanez. Após concluir a amostragem dos quase 200 quadrantes em que se dividiu a província para poder realizar o estudo, realizado por conta própria, quiseram publicar os dados, mas não encontraram patrocinador.

“Procuramos muitas fontes de financiamento, mas todas as portas estavam fechadas. Então pensamos em desenvolver o projeto Apadrinha uma borboleta, baseado em que qualquer pessoa ou empresa poderia apadrinhar uma borboleta por 50 euros, de modo que associaríamos essa pessoa com essa espécie dentro do livro como padrinho ou madrinha. A ideia teve uma boa acolhida, conseguimos apadrinhar todas as borboletas e reunimos um dinheiro que, sem pagar o livro, o fazia possível. Também colaboraram como padrinhos preferentes a Associação Espanhola de Entomologia e a empresa Comercial Ganadera del Riego SL”, afirmam.