Alimentación España , Salamanca, Lunes, 27 de mayo de 2013 a las 10:03

Pesquisa Ambiental na antiga exploração mineira de Barruecopardo

Uma companhia mineira financia os estudos da Universidade de Salamanca e do IRNASA

JPA/DICYT A vice-reitora de Pesquisa, María Ángeles Serrano, e o diretor geral da empresa mineira Saloro, Stephen Nicol, acompanhados por Juan Bautista Arellano Martínez, diretor do Instituto de Recursos Naturais e Agrobiologia de Salamanca (IRNASA), assinaram no dia 22 de maio na Universidade de Salamanca um contrato de apoio financeiro orientado ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa de meio ambiente na antiga exploração mineira de Barruecopardo, conjuntamente com a Faculdade de Ciências, o departamento de Geologia e o IRNASA, pertencente ao CSIC.

 

O objetivo do projeto, conforme informação da Universidade de Salamanca coletada pela DiCYT, é realizar a caracterização ambiental dos solos e escombreiras da antiga exploração mineira do município de Barruecopardo. Esta colaboração insere-se no conjunto de atividades realizadas por Saloro com distintas instituições da província, na qual pretende desenvolver projetos de reabertura da mina de volfrâmio de Barruecopardo.

 

Projeto de volfrâmio em Barruecopardo

 

A mina de volfrâmio de Barruecopardo começou a operar a princípios de 1900 e se manteve ativa até 1982, ano no qual parou de funcionar. Durante este período, a mina foi uma das mais importantes fontes de produção de volfrâmio européia; grande parte do mineral era utilizado como matéria prima essencial para a indústria européia.

 

A Saloro liderou um amplo processo de pesquisa e estudos de campo na área durante os últimos sete anos. Como resultado, a companhia demonstrou a viabilidade e fortaleza técnica e econômica de seu projeto mineiro em Barruecopardo. Uma vez obtida a aprovação, este projeto estaria a disposição para produzir entre 10 e 12% do volfrâmio mundial, não procedente da Chinca, líder mundial de produção deste mineral com 85% da quota de mercado.

 

Sobre a Saloro

 

A Saloro é uma companhia mineira espanhola focada na geração de benefícios a longo prazo através de operações eficientes, responsáveis e sustentáveis na área de Barruecopardo (Salamanca), por meio de um projeto de realização de uma mina de volfrâmio. A Saloro é a filiar espanhola da companhia irlandesa Ormonde Mining Plc., que cotiza nas Bolsas da Irlanda e Inglaterra, e tem ativos projetos em diversas regiões da Espanha.