Salud Costa Rica , Costa Rica, Martes, 06 de abril de 2010 a las 18:50

Pesquisa da Universidade da Costa Rica procura detectar padrões atípicos de doenças

Serão empregadas bases de dados de saúde e técnicas estatísticas de séries temporais e análise geoespacial

UCR/DICYT Um projeto de pesquisa da Universidade da Costa Rica (UCR) analisará as bases de dados de saúde, utilizando técnicas estatísticas de séries temporais e de análise geoespacial, para detectar padrões atípicos na incidência de doenças. Isto ajudará as autoridades em saúde na detecção prévia de epidemias e definição de políticas preventivas. O projeto é denominado, em espanhol, “Minería de datos con técnicas estadísticas de series de tiempo y análisis geo-espacial para detectar patrones atípicos en grandes bases de datos administrativas de salud”.

 

Segundo Gilbert Brenes Camacho, pesquisador do Centro Centro-americano de População da Universidade da Costa Rica e coordenador do projeto, o setor de saúde em Costa Rica gera uma grande quantidade de dados a partir de registros administrativos e o uso de técnicas de prospecção de dados é pouco empregado em instituições públicas produtoras de grandes quantidades de informação estatística.

 

O projeto permitirá, ademais, gerar bases de dados e procedimentos estatísticos que possam ser usados pelos estudantes de pós-graduação da Escola de Estatística da UCR para desenvolver teses e demais trabalhos acadêmicos.

 

Este é um dos quatro projetos que foram favorecidos pela V Entrega do Fundo de Risco para a Investigação (FORINVES, sigla em espanhol), cujo eixo este ano é o Descobrimento e inovação através da cyberatividade. Nesta ocasião o Fundo investirá 100 milhões de colones costa-riquenhos que serão empregados por distintos grupos de pesquisa para desenvolver estudos por meio do uso de centros de supercomputação localizados nos Estados Unidos e na América Latina.

 

Ao anunciar os projetos ganhadores no dia 18 de março, Walter Fernández Rojas, presidente do Conselho Diretor do Conselho Nacional para Investigações Científicas (CONICIT, sigla em espanhol), manifestou que com este financiamento procuram que os pesquisadores costa-riquenhos tenham a sua disponibilidade software e ferramentas em um esquema de interatividade virtual com outras equipes de cientistas espalhados pelo planeta.

 

O fundo FORINVES é administrado pelo CONICIT e foi concebido como um instrumento de financiamento para dotar a comunidade nacional de recursos que promovam e fortaleçam a pesquisa com vistas a contribuir para o desenvolvimento do país.