Salud Brasil , Alagoas, Viernes, 20 de noviembre de 2009 a las 16:39

Pesquisa sobre Atividade Física e Saúde é premiada nacionalmente

Do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biologia Integrativa do Exercício (GEPEBIEX)

UFAL/DICYT O Grupo de Estudo e Pesquisa em Biologia Integrativa do Exercício (GEPEBIEX) teve um de seus trabalhos selecionado como melhor Tema Livre, no 7º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. O estudo intitulado "Efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre a variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos saudáveis", orientado pelo Prof. Dr. Alexandre Hideki Okano, foi apresentado por Luis Paulo Souza Gomes e teve como co-autores Rafael Ayres Montenegro e Isis Suruagy Correia Moura; todos alunos do Mestrado em Nutrição da Ufal e bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

 

O congresso é um evento científico com convidados nacionais e internacionais em que são divulgados e discutidos os trabalhos científicos de profissionais e pesquisadores nas diferentes áreas da educação física, atingindo os diferentes segmentos da comunidade universitária e profissionais de campo do Brasil e do exterior. Promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, teve como temática “Atividade Física no Sistema Único de Saúde: da Atenção Básica às Ações Intersetoriais” e foi realizado de 12 a 14 de novembro de 2009, em Porto de Galinhas, Pernambuco.

 

O trabalho vencedor é parte dos projetos de mestrado que serão desenvolvidos pelos alunos, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Hideki Okano. O estudo piloto, realizado no Laboratório de Aptidão Física, Desempenho e Saúde (LAFIDES/CEFB/UFAL), analisou o efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre a regulação cardiovascular autonômico em sujeitos saudáveis.