Ciencias Sociales Brasil Campinas, São Paulo, Martes, 24 de marzo de 2015 a las 11:09

Pesquisadores estudam diferentes impactos da mineração na microbiota

O estudo foi feito a partir da análise de amostras dos efluentes de drenagem e do solo próximo e distante do canal de drenagem

Roberto Takata - ComCiência/Labjor/DICYT A atividade de mineração tem alguns efeitos danosos bem conhecidos sobre o meio ambiente como desflorestamento, erosão do solo, assoreamento de rios e poluição da água por metais pesados, por exemplo. Há também o impacto do efluente da drenagem, especialmente a drenagem ácida (com pH abaixo de 3), gerada pela presença de sulfetos nos minerais das rochas.

Mas relativamente pouco é conhecido a respeito do impacto da drenagem neutra de minas (com pH entre 4,5 e 8,5) sobre as populações de bactérias. O pH mais alto do efluente de drenagem ocorre quando os resíduos minerais têm uma maior capacidade de neutralização ou quando há intervenção humana, como a aplicação de calcário para precipitar os metais da solução.

Um grupo do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp, liderado por Laura Maria Mariscal Ottoboni, analisou o efeito da drenagem neutra de uma mina de cobre em Canaã dos Carajás, no estado do Pará, na composição da flora bacteriana no ambiente.

Amostras dos efluentes de drenagem e do solo próximo e distante do canal de drenagem foram examinadas quanto ao teor de matéria orgânica, metais pesados e pH. A comunidade microbiana recolhida foi analisada por meio de sequenciamento automático do rDNA 16S – gene que codifica RNA estrutural de parte do ribossomo das bactérias – a partir do DNA total extraído de cada uma.

Como esperado, as amostras de drenagem eram mais ricas em cobre, níquel e zinco – metais presentes no minério de cobre – do que as de solo, que eram mais ricas em sódio e potássio. Tanto os efluentes quanto o solo apresentaram altos níveis de metais pesados, ferro e enxofre e cálcio e magnésio.

Devido à presença de metais pesados e outros elementos, seria de se esperar uma diversidade microbiana reduzida, tanto na drenagem quanto no solo exposto. Mas, ao contrário, a diversidade encontrada foi alta em ambos. Uma das possibilidades é que a exposição constante à drenagem – selecionando as bactérias tolerantes e permitindo a diversificação, bem como à alta disponibilidade de matéria orgânica – promove o desenvolvimento de uma comunidade microbiana adaptada.

Embora os autores não tenham detectado diferenças nos índices de diversidade nos dois ambientes, as composições eram distintas, provavelmente devido às diferenças nos teores dos elementos químicos.

Os resultado foram publicados na revista PloS ONE no artigo “Changes in the bacterial community of soil from a neutral mine drainage channel”.