Salud México , Puebla, Lunes, 30 de enero de 2012 a las 15:46

Procura-se próteses mais baratas e que não provoquem rejeição

Através do uso da liga Zinag é possível reduzir o custo das próteses em até 50%

Agência ID/DICYT Pesquisadores mexicanos patentearam uma liga de metais que poderá substituir o titânio como principal componente em diversas próteses, bem como em parafusos ou grampos utilizados em cirurgias. A liga denominada Zinag (conformada por zinco, alumínio e prata), desenvolvida no Tecnológico de Monterrey, Campus de Puebla, representa uma opção para reduzir os custos destes materiais médicos.

 

O doutor Said Robles Casolco, pesquisador participante do projeto, afirmou que atualmente foram desenvolvidos estudos citotóxicos (que determinam o nível de toxidade e rejeição do corpo sobre algum componente) com o objetivo de utilizar este material para diversas finalidades médicas no corpo humano.

 

Detalhou que nesta casa de estudos foram obtidas duas patentes médicas: uma placa para estabilizar a cavidade torácica, destinada a pacientes que sofreram fratura parcial ou total, bem como grampos especiais para a estabilização de regiões danificadas por conseqüência de acidentes de trauma.

 

Robles Casolco afirmou que mediante o uso da liga Zinag é possível reduzir o custo das próteses em até 50% em relação aos materiais normalmente utilizados, como a liga titânio-alumínio-vanadio, ou as de aço inoxidável de grau médico.

 

O pesquisador detalhou que foram realizados com sucesso alguns testes de laboratório e agregou que atualmente estuda-se a incorporação do Zinag com Hidroxopatita (mineral formado por fosfato de cálcio que faz parte dos materiais biocompatíveis).

 

Assim, surge a possibilidade de que os materiais utilizados em uma prótese possam durar toda a vida, sem que o organismo produza reações de rejeição do corpo.

 

O pesquisador destacou que, devido as suas pesquisas com materiais biocompatíveis, um grupo de alunos sob sua orientação fez parte do trio vencedor do prêmio nacional no Encontro Regional Expociência, realizado em Tehuacán, Puebla. “Desse modo, procura-se consolidar uma pós-graduação relacionada com o desenho de materiais biocompatíveis dentro da instituição”, finaliza.