Tecnología España , Valladolid, Viernes, 08 de noviembre de 2013 a las 09:38

Projeto europeu aplica técnicas de Inteligência Computacional ao manejo de eletrodomésticos

O sistema, baseado em uma rede social, acumulará experiências prévias de usuários e recomendará a melhor opção, por exemplo, para utilizar a lavadora

Cristina G. Pedraz/DICYT Quando uma pessoa tem um problema apela a sua experiência, isso é, tenta lembrar como resolveu problemas semelhantes e qual foi o resultado final. Transferido à Inteligência Computacional (o conjunto de técnicas que permite o tratamento de grandes volumes de dados e a consequente extração da informação e conhecimento para o uso posterior na tomada de decisões e na resolução de problemas complexos), existe uma técnica denominada Raciocínio Baseado em Casos que tenta resolver um problema como qualquer pessoa, usando a experiência.

 

A fim de experimentar estas novas tecnologias, sete sócios de cinco países europeus (Eslovênia, Grécia, Suíça, Itália e Espanha), dentre eles o centro tecnológico Cartif de Valladollid, iniciaram o SANDS, um projeto do VII Programa-Quadro da Comissão Europeia, cuja finalidade é aplicar a Inteligência Computacional ao uso de aparelhos domésticos, como os eletrodomésticos que qualquer cidadão tem em sua cozinha. O projeto, cujo orçamento se aproxima a dois milhões de euros, foi iniciado no dia 2 de novembro de 2012 e tem uma extensão de 30 meses.

 

 

Conforme explica a DiCYT Susana San José, pesquisadora da Divisão de TICs do Cartif, “pretende-se aproximar a internet e as redes sociais das pessoas através do uso de aparelhos eletrodomésticos como lavadora, cafeteira, microondas, etc. Para tanto, mesclamos varias tecnologias de ponta que atualmente se relacionam com a Inteligência Artificial”.

 

Os sócios do projeto desenvolveram uma rede social simples na qual o usuário, sem precisar ter conhecimentos avançados, introduzirá seu caso (por exemplo, lavar roupa branca na lavadora) e exporá seus resultados finais. Assim, será formada uma grande base de dados com cada caso, as condições adotadas e o nível de satisfação final do usuário.

 

“Será criada uma base de dados com diferentes exemplos de como o eletrodoméstico foi utilizado, em que condições e com que resultados. Em função disso, serão realizadas classificações sobre se a solução do caso foi boa, ruim ou regular, seguindo parâmetros de energia, de consumo e de satisfação do usuário. Com toda essa informação, quando uma pessoa necessite usar um eletrodoméstico em sua casa, poderá acessar a rede social na qual o sistema pesquisará um caso parecido ao do usuário e lhe recomendará a melhor solução”, explica a pesquisadora.

 

Demonstração

 

O trabalho desenvolvido pelo centro tecnológico Cartif dentro do projeto SANDS foca-se na aplicação da Inteligência Computacional e na criação de um espaço de demonstração dos resultados, da qual está encarrega a Divisão de Robótica. “A ideia é desenvolver algum protótipo que logo possa ser comercializado pelos sócios industriais do projeto”, agrega San José.

 

A finalidade é demonstrar a utilidade deste tipo de técnicas em um caso como o manejo de eletrodomésticos, explica a especialista, ferramentas que talvez possam ser aplicadas dentro de alguns anos “à gestão de uma indústria”. O fato de tratar com conceitos vagos e imprecisos é o “x” da questão. Uma das características das tecnologias que estamos usando é a lógica difusa, teoria que trata conceitos que apresentam incertezas, de modo que tentamos transferir a um computador o que as pessoas querem expressar ao falar, a linguagem natural”, conclui.