Tecnología España , Valladolid, Martes, 06 de marzo de 2012 a las 13:21

Projeto nacional com participação de Valladolid possibilita o acesso a uma área de trabalho virtual “na nuvem”

Área de trabalho será a mesma independentemente do terminal ou do provedor ao qual se conecte o usuário

Cristina G. Pedraz/DICYT Um projeto nacional financiado pelo Ministério da Indústria e Comércio, dentro do Programa Avança, permitirá o acesso a uma área de trabalho virtual unificada “na nuvem”, independentemente do terminal e do provedor ao qual se conecte o usuário. Da iniciativa, iniciada em 2011 e que terá dois anos de duração, participa o Grupo de Pesquisa CIT (Comunication and Information Technologies, em inglês) da Universidade de Valladolid, coordenado por Javier Aguiar.

 

Em declarações a DiCYT, o responsável pelo grupo esclarece que se procura responder a uma necessidade vigente neste momento, que é a unificação de áreas de trabalho. “Atualmente utilizamos diferentes dispositivos, smartphones, PC ou, inclusive, a televisão, e muitas vezes nos acostumamos aos ícones do computador e, quando mudamos de dispositivo, ainda que o serviço seja o mesmo, a interface e a forma de fornecê-lo é distinta, o que cansa um pouco os usuários”.

 

Através deste projeto nacional, denominado V-ER (Virtualização na Nuvem de Área de Trabalho Remota, em espanhol), “pretende-se unificá-las para que os usuários vejam uma única área de trabalho com todas suas aplicações, de modo que seja a nuvem a que, em função do dispositivo, forneça esses serviços de maneira integrada”, explica o pesquisador.

 

Esta área de trabalho virtual, que receberá o nome de “hiperescritorio”, em espanhol, atuará como “meta sistema operativo”, servindo de ponto de acesso único a todos os serviços e dados de cada usuário, sem importar o servidor no qual estes se encontrem armazenados, nem o dispositivo que esteja sendo utilizado para acessar o “hiperescritorio” (de modo que atualmente o “hiperescritorio” encontra-se “associado” ao usuário, “viajando” com ele, sem importar o terminal de acesso que utilize).

 

O projeto V-ER não é o único no qual trabalha atualmente o grupo CIT na linha de pesquisa “cloud computing”, ou computação em nuvem, que se encontra atualmente em pleno auge. Recentemente conseguiram aprovar o projeto SemCloud (Semantic Cloud, em inglês), da iniciativa européia Eureka-Celtic, para o desenvolvimento de uma plataforma de serviços semântica na nuvem. “O que se pretende fazer neste projeto é uma plataforma de serviços semântica na nuvem, isso é, na qual os serviços estejam em infra-estrutura de cloud computing, mas que também sejam fornecidos de forma semântica ou inteligente, através da qual os serviços possam ser encontrados sem que seja necessário saber exatamente qual serviço está sendo procurado, por meio da flexibilidade que oferece a linguagem humana para poder encontrá-los”, afirma Javier Aguiar. Este projeto terá dois anos de duração, de 2012 a 2014.

 

Grupo multidisciplinar

 

O grupo CIT está formado por cerca de 15 professores e pesquisadores do Departamento de Teoria do Sinal e Comunicações e Engenharia Telemática. Javier Aguiar detalha que são uma equipe “peculiar”, formada por pesquisadores multidisciplinares especialistas em diferentes áreas. “Praticamente lidamos com todas as áreas relacionadas com as TIC. Assim, não estamos focados em apenas uma linha de pesquisa, mas em várias, em função das necessidades determinadas pelas empresas com as quais colaboramos, ou pelos objetivos estratégicos estabelecidos pela Europa periodicamente em matéria de pesquisa”, afirma.

 

Deste modo, a computação em nuvem é só uma parte do trabalho realizado pela equipe científica. O coordenador do grupo explica que se focam, geralmente, em tudo que está relacionado “com a engenharia e o desenvolvimento de serviços, as aplicações software e as plataformas de desenvolvimento que estão por trás destas”.

 

Do mesmo modo, atualmente trabalham em sistemas sensíveis ao contexto “que se adaptam às necessidades do usuário de acordo com o contexto no qual estão inseridos”, bem como em inteligência artificial aplicada a distintos processos de engenharia. “A inteligência artificial é uma tecnologia madura, de modo que a utilizamos em campos nos quais ainda não havia sido utilizada, como o da eficiência energética”, afirma o pesquisador, que agrega que realmente não são “disruptivos” em nenhuma tecnologia, mas tentam “misturar várias de modo que o valor agregado conquistado seja maior do que a soma de cada tecnologia separadamente”.

 

Computação em nuvem

 

A computação em nuvem (termo procedente do inglês cloud computing) é uma tecnologia com uso crescente na internet, permitindo acessar informação de qualquer computador e lugar do mundo. Através da nuvem os usuários podem manejar uma série de programas, aplicativos ou serviços alojados nos servidores que os provedores desta ferramenta disponibilizam, o que permite economizar dinheiro e o espaço ocupado pelos equipamentos.