Tecnología España , Valladolid, Jueves, 01 de marzo de 2012 a las 16:13

Projeto regional estimula o desenvolvimento logístico através de contêineres inteligentes

Iniciativa orçamentada em 5 milhões de euros foi apresentada no Fórum Cylog sobre soluções tecnológicas no âmbito logístico

CGP/DICYT Seis empresas e dois centros tecnológicos de Castela e Leão, Cartif e CTME (Centro Tecnológico de Miranda de Ebro), fazem parte de um projeto regional que pretende estimular o setor logístico através do desenvolvimento de contêineres “inteligentes”. A iniciativa, denominada IMCIS (Investigação nos Meios de Carga Intermodal Sustentável), foi uma das apresentadas no Fórum Cylog sobre soluções tecnológicas aplicadas no âmbito da logística, realizado no dia 28 de fevereiro em Valladolid.

 

A pesquisa que será realizada dentro do projeto IMCIS pretende responder a três problemáticas, “a necessidade de um contêiner intermodal com serviços aprimorados, a busca da sustentabilidade e a inovação baseada em novas tecnologias que aportem valor agregado ao processo”.

 

Melania Istrate, diretora de Gestão da Divisão de Engenharia Mecânica da Cartif, umas das palestrantes do Fórum Cylog, explicou ao DiCYT que IMCIS é um projeto financiado pela Agência de Desenvolvimento Econômico (ADE) em colaboração com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder). “O objetivo é conseguir um contêiner intermodal que seja mais leve, resistente e inteligente, que possa definitivamente ajudar a aumentar a carga útil, reduzir o combustível, porque diminui o número de viagens, incrementar a competitividade e minimizar o impacto ambiental”, afirma.

 

Desta forma, busca-se dar um salto “qualitativo e sustentável” que permita modernizar o setor, através do uso de “novos materiais, estruturas e tecnologias, fazendo uso das energias renováveis, na medida do possível”. Em relação a estes objetos, o projeto conta com cinco pacotes de trabalho: novos materiais, desenhos e estruturas; sistemas de controle; comunicações; cenários e estratégias intermodais; e sustentabilidade, nos quais participam distintas divisões da Cartif. Após sua conclusão, pretende-se continuar através de um projeto de desenvolvimento experimental com a finalidade de lançar no mercado um novo produto.

 

A apresentação deste projeto no Fórum Cylog tem por fim mostrar que o centro tecnológico de Valladolid é “multidisciplinar” e, portanto, capaz de realizar trabalhos relacionados “com as TIC, o desenho estrutural ou a energia”, enfatiza Istrate. No entanto, durante sua intervenção destacou outros projetos realizados no centro relacionados com o rastreamento e logística hospitalar, como “a análise completa a partir de um modelo equivalente ao sistema real, o estudo de propostas de melhoria ou o sistema de gestão Sagit, para administrar de forma eficiente um processo em que se transforme o produto, armazenamento e rotulagem”.

 

Fórum Cylog

 

Na jornada, dirigida a sócios do Cylog, participaram, além da pesquisadora do Cartif, o diretor gerente do Citet, Eduardo Zapata, que falou sobre as tecnologias aplicadas à mobilidade e o transporte urbano de mercadorias. Do mesmo modo, intervieram Virgina Roselló, do Departamento Logístico do Itene (Instituto Tecnológico da Embalagem, Transporte e Logística), e Fernando Liesa, coordenador da Plataforma Tecnológica em Logística Integral, Intermodalidade e Mobilidade, que apresentou o projeto Logistop como ferramenta de apoio a projetos de inovação tecnológica; e o projeto ITChain, consistente na criação de uma ferramenta que facilite a tomada de decisões nas fases de aprovisionamento, distribuição e transporte.

 

O Fórum Cylog (Castela e Leão Logística) é o orago técnico independente de assessoria formado por especialistas e técnicos que desempenham funções de responsabilidade dentro do entorno logístico e do transporte do setor produtivo nacional, cujo fim é criar um lugar de encontro para a promoção e desenvolvimento logístico em Castela e Leão. Para tanto, o Fórum desenvolve distintas atividades como café da manha de trabalho, mesas redondas setoriais ou temáticas, formação presencial, debates, visitas a instalações logísticas ou projetos conjuntos.