Tecnología España , Salamanca, Lunes, 23 de febrero de 2015 a las 11:56
INESPO II

Um ‘app’ ajuda a organizar eventos esportivos

A Universidade de Salamanca desenvolve um aplicativo para celulares que facilita a gestão de competições em qualquer esporte

José Pichel Andrés/DICYT Pesquisadores do Departamento de Informática e Eletrônica da Universidade de Salamanca desenvolveram um aplicativo para celulares que permite organizar eventos esportivos. A ideia é facilitar o trabalho das pessoas que planejam qualquer competição, seja qual for a categoria e a disciplina, assim como outros aspectos relacionados com a prática de esportes, como facilitar o planejamento, a publicidade e a inscrição em um torneio, seu seguimento ou localização de instalações.

 

“Pretendemos ter uma ferramenta que possa ser utilizada desde o nível mais alto até o mais básico por parte dos responsáveis por ginásios de esportes ou por qualquer organizador de competições, porque administrar estes tipos de eventos não é uma tarefa fácil e cada competição é diferente”, afirma em declarações à DiCYT Vivian Félix López Batista, professora da Faculdade de Ciências e responsável pelo projeto.

 

As tarefas que fazem parte da organização de competições passam pela seleção de infraestruturas, a divulgação do acontecimento, a distribuição de informação aos participantes, a criação de fichas com todos os seus dados e a eleição de um sistema de competição que esteja de acordo com o número de participantes e com as características dos diferentes esportes, já que não há muitas semelhanças entre um torneio de tênis e um de futebol.

 

“Às vezes, os organizadores têm claro o tipo de competição que querem desenvolver, mas em outros casos não, e o aplicativo pode indicar-lhes qual seria a melhor opção, por exemplo, eliminatórias, liga ou um sistema misto”, destaca a pesquisadora, que explica como o ‘app’ pode tomar estes tipos de decisões inteligentes graças ao que, tecnicamente, se denomina um sistema multiagente. Os Sistemas MultiAgente (SMA) são um ramo da Inteligência Artificial Distribuída que estuda o comportamento de agentes inteligentes que resolvem um problema de maneira cooperativa. Cada um deles tem uma função específica e independente, mas todos colaboram para obter um resultado melhor.


Definitivamente, “os agentes inteligentes não são mais que uma série de entidades que tratam de imitar processos lógicos ou comportamentos humanos. É possível ter agentes para ajudar os usuários, para realizar determinadas tarefas, supervisionar ou filtrar informação”, declara.

 

Este projeto procede de um trabalho de conclusão de curso do aluno de Engenharia de Informática Rubén Emilio Ramos Salamanca, que chegou a criar um ‘app’ para a organização de eventos esportivos, mas que agora, através do sistema multiagente, está se aperfeiçoando e oferecendo melhores resultados.

 

Precisamente, o agente recomendador do sistema de competição é o elemento que mais se destaca no aplicativo sob o ponto de vista da inovação tecnológica. “É bastante inovador, porque, geralmente, os sistemas de recomendação são utilizados no âmbito do comércio eletrônico e aqui estamos utilizando-o para o esporte”, comenta Vivian Félix López.

 

Sistema baseado no conhecimento

 

Os pesquisadores analisaram os tipos de sistemas de recomendação que existem e a maioria leva em conta aspectos como as opiniões de usuários anteriores, mas isto não fazia sentido neste caso, pois os dados específicos de cada torneio devem ser atendidos. As instalações, o tempo de cada competição ou o número de participantes são alguns dos aspectos relevantes para que uma eleição adequada seja realizada e automatizada graças ao aplicativo, por isso, se trata de “um sistema baseado no conhecimento”.

 

Definitivamente, com a informação que o organizador do evento introduz, o sistema de recomendação utiliza um algoritmo baseado em atribuir pontuações a cada uma das possibilidades de acordo com um conjunto de regras e mostrará como opção recomendada a que obtenha uma melhor qualificação. Na interface do ‘app’ se verá de forma gráfica o resultado.

 

Os cientistas trabalham na melhora contínua do algoritmo e irão apresentar uma nova versão deste agente apontador e do sistema multiagente na ‘13th Conference on Practical Applications of Agents and Multi-Agent Systems’, PAAMS’15, um congresso sobre inteligência artificial que, como todo ano, se celebra no próximo mês de junho em Salamanca.

 

Utilidades para todos os usuários

 

À margem deste aspecto da pesquisa, o ‘app’, pensado para o sistema operativo Android e denominado MASGEDAPP, conta com muitos outros serviços úteis para o organizador de competições, para os participantes e para outros usuários que desejem informação sobre os torneios.

 

Por exemplo, um agente foi utilizado para localizar geograficamente e oferecer imagens das instalações que combinam dados do Google Maps e do portal de Dados Abertos da Junta de Castilla e León, que incluem a informação sobre os centros esportivos que existem na comunidade. Assim mesmo, os usuários podem receber notificações e mensagens específicas com informações sobre os eventos, andamento da competição, horários ou possíveis modificações.