Ciencias Sociales España , Salamanca, Lunes, 15 de noviembre de 2010 a las 13:21

Uma noite estelar para a Ciência

O ‘encontro astronômico’ de Empírika, com grupos provenientes de diversos lugares da Espanha, é um sucesso após contar com um céu limpo e uma Plaza Mayor sem iluminação

JPA/DICYT Tratava-se de uma das atividades mais interessantes do programa de Empírika com relação à temática, lugar e participação, e parecia que o mau tempo poderia atrapalhar, mas não foi assim. Apesar de às 23 horas do sábado 13 o céu encontrar-se nublado sobre a monumental Plaza Mayor de Salamanca, aficionados à Astronomia de distintos grupos de Madri, Valladolid, Zamora e Ponferrada reuniram-se com seus potentes telescópios dispostos, no mínimo, a mostrar ao público como funcionavam. Com o passar dos minutos as nuvens se retiraram até que o céu ficou completamente limpo e, com as luzes apagadas, puderam ser vistos Júpiter e suas luas, além da nebulosa de Orión.

 

Nem o frio, nem os maus augúrios meteorológicos impediram que o público se reunisse ao redor de telescópios tão modernos que são capazes de buscar, sozinhos, a posição de Júpiter, explicava um especialista aos curiosos, ou aprendesse que Júpiter possui quatro satélites, vendo com seus próprios olhos. O telescópio mais volumoso não tem porque ser aquele que mais nos aproximará das estrelas, apesar de que eram justamente estes os que mais chamavam a atenção daqueles que passavam pela praça mais emblemática de Salamanca, fossem crianças ou idosos.

 

A Astronomia pode ser considerada um ‘prato’ forte no menu de Empírika 2010. Ademais do ‘Encontro astronômico’, teve um grande sucesso o Planetário Ceta-Ciemat, com todos os horários disponíveis lotados durante seus quatro dias de exibição, assim como a exposição ‘O Universo para que você o descubra’, exibida na Sala de la Columna do edifício histórico. Pouco antes do ‘Encontro astronômico’, o cientista da Universidade de Zaragoza Carlos Pobes, que também forma parte do projeto Centro Nacional de Física de Partículas, Astropartículas e Nuclear (CPAN), deu uma conferência intitulada ‘Além da luz’, que despertou o interesse de aficionados à Astronomia vindos de toda Espanha.

 

A realização do ‘Encontro astronômico’, sob o marco de Empírika 2010, foi possível graças ao Instituto de Investigações Científicas e Ecológicas (Inice) de Salamanca. Fotos da jornada podem ser vistas e baixadas gratuitamente em http://www.flickr.com/photos/empirika2010/