Ciências Sociais  OPORTO 13/08/2019

Pertencer a um baixo estrato social tira cerca de dois anos de vida

A análise da evolução da esperança média de vida da população portuguesa centrou-se nos anos de 2000-2002 e 2010-2012

Um estudo em que participam investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as condições socioeconómicas influenciam a esperança média de vida. Verificou-se que nos locais de maior privação socioeconómica os homens vivem em média menos dois anos e as mulheres um ano.

477 palavras
Meio Ambiente  PORTUGAL 25/07/2019

La pesca amenaza a los tiburones oceánicos

Un estudio internacional advierte que son necesarias medidas de conservación para proteger a estos animales, cuyos hábitats se encuentran en zonas de pesca con palangre

Alrededor de una cuarta parte de los hábitats de los tiburones oceánicos se encuentra en zonas activas de pesca, lo que puede amenazar a estos icónicos depredadores. Este hallazgo, publicado en la revista 'Nature', pone de manifiesto la urgente necesidad de poner en marcha acciones de conservación para proteger a estos tiburones, cuyas poblaciones se encuentran en declive.

373 palavras
Meio Ambiente  PORTUGAL 18/07/2019

Descubierto el único jardín de corales blandos de Azores

La expedición Hispano-Lusa EXPLOSEA2 descubre un nuevo jardín de corales en las Azores

La expedición Hispano-Lusa EXPLOSEA2 ha descubierto el único jardín de corales blandos de Azores en la zona de la devastadora erupción submarina de Capelinhos en 1959. Este hallazgo puede ser un modelo de recuperación ecológica para la erupción del volcán de la Restinga ocurrida en El Hierro en 2011 y 2012 y para otros casos similares..

872 palavras
1 Clips de áudio
Meio Ambiente  OPORTO 24/05/2019

Investigadores do CIBIO-InBIO descobrem nova espécie de borboleta em Portugal

As primeiras pistas sobre esta nova borboleta vieram das fezes de dois morcegos de ferradura, mais precisamente de fragmentos de ADN aí encontrados

Uma equipa do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO), composta pelos investigadores Martin Corley, Sónia Ferreira e Vanessa Mata, identificou uma nova espécie de borboleta noturna em Portugal. Chama-se Ypsolopha rhinolophi e acaba de ser descrita na última edição da prestigiada revista Zootaxa.

542 palavras
Ciências Sociais  PORTUGAL 20/05/2019

Oceanotitan, un nuevo dinosaurio del Jurásico Superior de Portugal

Investigadores de la UNED participan en un estudio que ha identificado en Praia de Valmitão (Portugal) una nueva especie de dinosaurio, al que se ha denominado 'Oceanotitan dantasi'

La Región Oeste de Portugal (al norte de Lisboa) es conocida por su rico registro en fósiles de dinosaurios de hace unos 148 millones de años, durante el Jurásico Superior. En este contexto, un equipo de paleontólogos portugueses y españoles ha publicado recientemente en la prestigiosa revista 'Journal of Vertebrate Paleontology' un estudio en el que se establece una nueva especie de dinosaurio saurópodo al que han denominado 'Oceanotitan dantasi'.

490 palavras
Sade  AVEIRO 03/05/2019

UA participa no desenvolvimento de nova tecnologia para regeneração de voz

Pretende-se que as pessoas com certas perturbações vocais comuniquem eficaz e confortavelmente, em ambos os cenários humano-para-humano e humano-para-máquina, usando o seu sistema de produção de fala

Desenvolver um assistente tecnológico avançado para reconstruir a voz natural a partir de voz disfónica é o objetivo do projeto “DyNaVoiceR - Dysphonic to Natural Voice Reconstruction”, em que participa a Universidade de Aveiro, através da Escola Superior de Saúde (ESSUA) e do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA).

.

322 palavras
Sade  PORTUGAL 16/04/2019

Descoberto mecanismo para formar vírus da gripe A

O estudo da equipa de Maria João Amorim revela que a seleção do material genético se faz em compartimentos chamados inclusões virais

O vírus da gripe A é conhecido por formar novas estirpes todos os anos. Estas estirpes resultam de pequenas variações que acontecem ao nível do genoma, que fazem com que o vírus se torne diferente e deixe de ser reconhecido pelo sistema imune. Um novo estudo da equipa de Maria João Amorim, do Instituto Gulbenkian de Ciência, revela agora onde se montam os genomas do vírus da gripe A dentro das células infectadas. Os resultados vão ser publicados esta semana na revista Nature Communications* e podem contribuir para terapêuticas que evitem, previnam ou combatam novas estirpes de vírus da gripe.

497 palavras
Sade  PORTUGAL 16/04/2019

Mechanism to form influenza A virus discovered

The study of the team of Maria João Amorim reveals that the selection of the genetic material is made in viral-induced compartments called viral inclusions

The influenza A virus is known to form new strains every year. These strains are the result of small variations occurring at the level of the genome, which cause the virus to become different and no longer recognized by the immune system. A new study by Maria João Amorim's team, from the Gulbenkian Institute of Science, now reveals where the genomes of the influenza A virus are assembled inside infected cells. The results will be published this week in the journal Nature Communications* and may contribute to therapies that prevent or combate new strains of influenza viruses.

474 palavras
Sade  OPORTO 11/04/2019

Raparigas são as mais afetadas por sintomas depressivos na adolescência

De acordo com a investigação, 18,8% das raparigas sofrem de sintomas depressivos aos 13 anos de idade

A tese de doutoramento de Cláudia Bulhões, investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), detetou uma acentuada prevalência de sintomas depressivos nas raparigas aos 13 anos, duas vezes mais elevada do que nos rapazes da mesma idade.

.

280 palavras
Sade  OPORTO 26/03/2019

A classe social é um fator de risco para a saúde

A investigação mostrou que Portugal é o país que apresenta níveis mais elevados de inflamação crónica na população, o que pode advir do facto de ser o país (dos quatro considerados) mais desigual em termos sociais

Um estudo internacional, em que o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) participa, mostrou que pertencer a uma classe social mais baixa afeta a saúde, induzindo maiores níveis de inflamação crónica, condição que está associada doenças como o cancro, doença cardiovascular e a diabetes.

573 palavras
Sade  OPORTO 15/03/2019

Substâncias no ar interior das escolas podem potenciar asma e obesidade

O estudo envolveu 845 crianças, que frequentavam o 3.º e o 4.º ano de escolaridade

A presença de disruptores endócrinos no ar interior das escolas pode conduzir ao desenvolvimento de asma, de sintomas respiratórios e de obesidade nas crianças, concluiu um estudo desenvolvido por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que avaliou a qualidade do ar interior de 71 salas de aula de 20 escolas do ensino primário do Município do Porto.

548 palavras
Sade  PORTUGAL 06/03/2019

What controls the tips of our chromosomes?

A research team from Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC; Portugal) discovered a key aspect of the regulation of telomeres

The tips of our chromosomes have structures called telomeres. These structures can be compared to the plastic cover at the end of shoelaces. They work as a protective cap that prevents our genetic material from unfolding and corroding away. When they do not work properly, it can lead to the total erosion of our genetic material and can trigger cancer and age-related diseases. In a study now published in EMBO Journal*, a research team from Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC; Portugal), led by Jose Escandell and Miguel Godinho Ferreira, discovered a key aspect of the regulation of telomeres.

453 palavras
Sade  PORTUGAL 06/03/2019

O que controla as pontas dos nossos cromossomas?

Uma equipa de investigação descobriu um aspecto chave da regulação dos telómeros

As pontas dos nossos cromossomas têm umas estruturas chamadas de telómeros. Estas estruturas podem-se comparar às capas de plástico que estão na ponta dos atacadores dos sapatos. Funcionam como uma tampa de proteção que impede o nosso material genético de se desdobrar e ser corroído. Quando não funcionam adequadamente, pode ocorrer a erosão total de nosso material genético e provocar cancro e doenças relacionadas com a idade. Num estudo agora publicado na revista científica EMBO Journal*, uma equipa de investigação, liderada por José Escandell e Miguel Godinho Ferreira do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), descobriu um aspecto chave da regulação dos telómeros.

459 palavras
Alimentação  OPORTO 26/02/2019

Descodificação do genoma do grande tubarão-branco tem ADN da U.Porto

Uma descoberta que poderá mostrar-se útil para futuros estudos sobre o cancro e doenças do envelhecimento nos seres humanos

Um consórcio internacional, do qual fez parte o geneticista Agostinho Antunes, Coordenador do Grupo de Genómica Evolutiva e Bioinformática do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conseguiu descodificar o genoma do tubarão-branco (Carcharodon carcharias), um dos mais icónicos e temidos animais marinhos.

548 palavras
Ciência  COIMBRA 31/01/2019

Una nueva familia de hongos amenaza a la Catedral Vieja de Coimbra

Los científicos recuperaron un hongo negro microcolonial con un crecimiento peculiarmente lento que supone una especie, un género y una familia completamente nueva

Para que un monumento sea catalogado como Patrimonio de la Humanidad por la UNESCO se requieren una serie de cuidados especiales y la protección de los monumentos y piezas artísticas amenazadas, como aquellas afectadas por los hongos microcoloniales negros. Las hifas, las “ramas” que conforman estos hongos, se alojan en las fisuras y grietas de las piedras y también producen polisacáridos que provocan corrosión.

495 palavras
3 Imagens
Alimentação  PORTUGAL 03/01/2019

Primer estudio global sobre cómo afectan a los arroyos las plantaciones de eucalipto

Se trata del primer trabajo de estas características realizado fuera de la Península Ibérica. Se han comparó la descomposición de la hojarasca en arroyos que fluyen a través de bosques nativos y eucaliptales

Un equipo de investigadores de diversas instituciones de la Península Ibérica, América del Sur y África liderado por Verónica Ferreira, del Centro de Ciencias del Mar y el Medio Ambiente (MARE) de la Universidad de Coimbra (Portugal), ha realizado por primera vez una evaluación de los efectos de las plantaciones de eucalipto en los arroyos de diferentes regiones del mundo.

699 palavras
Alimentação  PORTUGAL 21/12/2018

Warming warning over turtle feminization

Up to 93% of green turtle hatchlings could be female by 2100, as climate change causes "feminisation" of the species, new research suggests

The sex of turtle hatchlings is determined by temperature, and at present about 52% of hatching green turtles - one of seven species of sea turtle - are female. But a study by the University of Exeter and the Marine and Environmental Sciences Centre (Portugal) shows that in warmer temperatures predicted by Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) scenarios, 76-93% of hatchlings would be female.

368 palavras
Meio Ambiente  PORTUGAL 21/12/2018

El cambio climático está originando la “feminización” de la tortuga verde

Según un estudio, hasta el 93% de las crías de tortuga verde podrían ser hembras para el año 2100

El sexo de las crías de tortuga está determinado por la temperatura. En el caso de la tortuga verde, una de las siete especies de tortuga marina que existen en el mundo, aproximadamente el 52 por ciento son hembras. Sin embargo, esta situación podría cambiar drásticamente con el cambio climático.

419 palavras
Alimentação  AVEIRO 16/11/2018

Descobertas bactérias que podem contribuir para uma agricultura sustentável

Investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA

Uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) descobriu que um grupo de bactérias ajuda as plantas a crescerem e a tolerarem períodos de seca. Descobertas em raízes de plantas selvagens do território nacional, as bactérias podem não só aumentar a produtividade agrícola, como ainda proteger dos efeitos nefastos das alterações climáticas espécies de consumo humano.

346 palavras
Sade  PORTUGAL 18/10/2018

La tuberculosis se ha adaptado en distintas regiones para hacerse resistente a los antibióticos

Una investigación internacional muestra que la enfermedad ha evolucionado de manera diferente en localidades diversas para hacerse resistente, lo que desligaría la resistencia a la migración humana

Un estudio internacional en el que colaboran investigadores del Instituto Oswaldo Cruz (Brasil), Conicet (Argentina) y las universidades de Lisboa y Nova de Lisboa (Portugal) ha evidenciado que la migración de europeos durante el periodo colonial propagó la cepa de tuberculosis más común hoy día, el Linaje 4. El trabajo, publicado en la revista ‘Science Advances’, también revela que la resistencia a los antibióticos para esta enfermedad ha evolucionado de manera diferente en diversas regiones, lo que indicaría que no es fruto de la migración humana.

415 palavras