Alimentación Brasil , Maranhão, Miércoles, 11 de noviembre de 2009 a las 12:00

Curso de Engenharia Química promove debates para discutir a sustentabilidade

No evento haverá a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFMA e o Institut National Polytechnique de Toulouse da França

UFMA-ASCOM/DICYT O Ciclo de Conferências e de Debates sobre a Engenharia e a Química Sustentável está sendo promovido pela Coordenação de Engenharia Química em parceria com o Institut National Polytechnique de Toulouse da França. 

 

O evento se iniciou nesta quarta-feira, dia 11, e se estende até o dia 13 no Auditório do Centro de Ciências Humanas do Campus do Bacanga. A palestra de abertura foi proferida pelo vice-reitor Antônio Jose Silva Oliveira com o tema “ Difusão da Ciência como fator de Desenvolvimento Sustentável” . Além do vice-reitor, o coordenador do evento, prof. Dr. Wendell de La Salles, destacou a importância da discussão sobre o desenvolvimento sustentável para a área tecnológica, principalmente a área de Engenharia Química. “É preciso modificar o currículo do curso de Engenharia Química para incluir a questão do desenvolvimento sustentável”, afirmou o professor Wendell.

 

Um dos principais objetivos do evento é iniciar a cooperação na área química entre a França e a Universidade Federal do Maranhão. O Ciclo de Conferências e de Debates faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil. Ao final do evento haverá a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFMA e o Institut National Polytechnique de Toulouse da França.

 

Dois representantes do INT de Toulouse participam do evento, a profª. Dra. Serine Camy e o prof. Dr. Laurent Prat. O Ciclo também contará com a participação do prof. Dr. Afonso Avelino Dantas Neto da UFRN, editor chefe do Brazilian Journal of Petroleum and Gas; do superintendente de Pesquisa e Planejamento da Agência Nacional de Petróleo, Florival Rodrigues de Carvalho; do gerente técnico regional para as refinarias da Alcoa na América Latina e Caribe, Antonio Cardoso de Melo Neto; e da consultora de Sustentabilidade da Alcoa América Latina e Caribe, Thais Magalhães.