Alimentación Brasil , São Paulo, Jueves, 15 de abril de 2010 a las 13:36

Reações diferentes a medicamentos são destaque em palestra de Botucatu

Participantes também falarão sobre interação entre genoma humano e micronutrientes

UNESP/DICYT Por que variam a resposta e a susceptibilidade à toxicidade de vários medicamentos? Por que, diante de uma dose padronizada, uma parcela considerável de pacientes não responde ao tratamento, responde apenas parcialmente ou apresenta reações adversas? Essas questões, que sempre intrigaram médicos e farmacêuticos, estarão em evidência na palestra Atualidades em Farmacogenética e Nutrigenômica, no Anfiteatro da Patologia da Faculdade de Medicina, câmpus de Botucatu. A palestra ficará a cargo do professor Marcelo Sady Plácido Ladeira, do Programa de Pós-graduação em Patologia da FMB, vinculado ao Laboratório de Toxicogenômica e Nutrigenômica.

 

Nos Estados Unidos, mais de dois milhões de hospitalizações e 100 mil mortes por ano são decorrentes de reações adversas a medicamentos prescritos pelos médicos, como explica o pesquisador. “As variações na resposta ao tratamento poder decorrer de vários fatores, entre eles fatores genéticos, que podem determinar a eficácia e a segurança de um medicamento.”

 

Genoma e nutrientes

 

Outras áreas que têm despertado muito interesse são a Nutrigenética e a Nutrigenômica. Elas estudam a interação entre o genoma humano e micronutrientes que participam de diversos processos biológicos, como reparo de DNA e resposta imunológica, modulando seu funcionamento e, consequentemente, determinando a suscetibilidade à obesidade e ao desenvolvimento de várias doenças degenerativas crônicas como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. “Tanto a nutrigenômica como a nutrigenética podem fornecer ferramentas ao nutrólogo e ao nutricionista para o estabelecimento de intervenções nutricionais personalizadas, que podem permitir emagrecimento com menor esforço, maior atividade nas tarefas do dia-a-dia e, principalmente, reduzir o risco de desenvolvimento de doenças”, observa.