Salud Brasil São Paulo, Brasil, Martes, 22 de junio de 2010 a las 18:04
Fármacos

Medicamento mais eficaz contra os efeitos colaterais da quimioterapia

Medida pode garantir maior adesão ao tratamento

Márcia Tait/ComCiência/Labjor/DICYT - Náuseas e vômitos estão entre os mais frequentes e mais temidos efeitos colaterais da quimioterapia contra o câncer. Além do mal estar, náuseas e vômitos excessivos podem levar o paciente a desenvolver sérios distúrbios metabólicos, desnutrição, anorexia e piora do estado físico e mental.

 

Atualmente já estão disponíveis no mercado diversos medicamentos para minimizar esses sintomas. A escolha do mais efetivo pode contribuir para melhorar a qualidade de vida do paciente e para garantir a maior adesão ao tratamento.

 

O artigo científico publicado em maio na revista Supportive Care in Cancer comparou quatro diferentes medicamentos utilizados na prevenção de náusea e vômitos e indicou que o palonosetron, comercialmente conhecido por Onicit, apresenta os melhores resultados. O estudo é de autoria do médico oncologista e pesquisador da MedInsight-Evidências Tobias Engel e colaboradores. A pesquisa, uma revisão sistemática de estudos randomizados, envolveu mais de dois mil pacientes. Os outros três medicamentos analisados no estudo foram: ondansetron (Zofran), granisetron (Kytril) e dolasetron (Anzemet).

 

Os resultados do estudo demonstram que os pacientes tratados com palonosetron apresentaram 14% menos episódios de náusea aguda, um tipo de efeito colateral que ocorre em até 24 horas após a aplicação do medicamento. Também apresentam 18% menos náusea tardia, aquela que pode se manifestar em até 72 horas após a aplicação; e 24% menos episódios de vômitos agudos e vômitos tardios.

 

“Alguns tratamentos quimioterápicos causam náuseas e vômitos mais intensos e podem levar o paciente até a abandonar o tratamento. Este estudo demonstrou que especialmente para estes pacientes o palonosetron é mais efetivo tanto na prevenção da náusea aguda quanto na prevenção da náusea tardia”, explica Tobias Engel. O estudo poderá ser usado para orientar tanto os pacientes individualmente, quanto o sistema público e as operadoras de saúde na compra de medicamentos. Pode auxiliar também na melhoria da saúde e qualidade de vida dos pacientes submetidos à quimioterapia.

 


O resumo do artigo
O resumo do artigo, "Efficacy of palonosetron (PAL) compared to other serotonin inhibitors (5-HT3R) in preventing chemotherapy-induced nausea and vomiting (CINV) in patients receiving moderately or highly emetogenic (MoHE) treatment: systematic review and meta-analysis", pode ser acessado em:http://www.mdlinx.com/hemeonclinx/news-article.cfm/3170738