Educación Brasil Campinas, São Paulo, Miércoles, 22 de diciembre de 2010 a las 17:56
Cartografia

Acervos digitais dão visibilidade para mapas de diferentes épocas

Disponibilização na internet gera interesse público por artefatos digitalizados

Bruna Azevedo/ComCiência/Labjor/DICYT - Desde os primórdios, o homem tenta representar de diversas formas tudo que está ao seu redor. Dos desenhos rupestres aos mapas de proporções exageradas ou minimizadas, todos esses registros guardados ou recuperados serviram para as gerações seguintes terem conhecimento de seus antepassados, suas culturas e como era a visão do mundo em outras épocas. Conservados ou recuperados, e protegidos em arquivos de bibliotecas particulares ou públicas, os traçados dos lugares, revelando detalhes da ocupação do espaço ao longo da história. E, com o auxílio das novas tecnologias, esses acervos se tornam cada vez mais disponíveis ao grande público.

 

Durante a descoberta das terras do Brasil, os mapas eram objetos fundamentais para sua exploração e registro de áreas. Eram mapas territoriais, de vegetação, naúticos, entre outros. Segundo Rosely Sampaio Archela comenta em seu artigo, publicado na Revista Brasileira de Cartografia, “era fundamental para a navegação na época poder calcular suas rotas e dominar a orientação das correntes e ventos predominantes, como também possuir as informações sobre as terras recém-descobertas. Esse domínio foi muito relevante para os vários tratados firmados entre Portugal e Espanha”.

 

A importância do conhecimento de cartas anteriores, confeccionadas com precisão de informações e dados possibilitava também uma atualização constante do que ainda poderia ser explorado. A engenheira cartográfica Claudia Robbi Sluter explica que a atualização cartográfica só passa a ser realizada no momento em que se tem os primeiros mapas de uma determinada região. “Uma das áreas de pesquisa na cartografia é a história, pois é através dos estudos dos mapas, como documentos históricos, que conseguimos entender a evolução da ocupação do espaço pelo ser humano, e as razões dessa ocupação. Este é um conhecimento que, obviamente, alimenta outras áreas do conhecimento. As técnicas e as pesquisas para a manutenção dos originais cartográficos, que deram origens aos mapas antes desses serem atualizados, como documentos históricos, é de extrema importância na cartografia”.

 

Além de mantê-los como uma referência para atualizações, os acervos cartográficos têm se tornado também uma atração para o público em geral, para professores e pesquisadores. Este ano entrou no ar o site Mapas Históricos, um projeto idealizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), como resultado de atividades do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica, e que tem o intuito de disponibilizar para a pesquisa mapas históricos digitalizados. De acordo com Íris Kantor, uma das pesquisadoras responsáveis pelo site, o projeto é uma decorrência natural de um processo iniciado há seis anos. “No Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica, desde 2004, desenvolvemos diversas atividades acadêmicas, tais como conferências, colóquios, preparação de exposições, incluindo a montagem deste site. Todas essas atividades visam estimular a interpretação mais crítica da documentação cartográfica”.

 

O site ainda está em fase experimental, porém já oferece três formatos digitais para download, uma bibliografia especializada além de rastrear outros sites que eventualmente veiculem a mesma imagem cartográfica. “A novidade importante é que ele potencializa a pesquisa sobre o contexto de produção, autoria, divulgação e apropriação das imagens. O usuário poderá reconstituir a biografia de cada imagem, redimensionando assim o seu significado e os seus diversos usos, no tempo e no espaço”, ressalta Kantor.

 

No site, estão disponíveis os mapas impressos que pertenceram à coleção do Banco Santos e, futuramente, segundo Kantor, entrarão também outros acervos pertencentes à USP, que estão em processo de digitalização. Os mapas do Banco Santos não foram doados, eles foram depositados temporariamente na USP pela Justiça Federal, com a determinação de serem adequadamente preservados e com a recomendação expressa de serem publicizados.

 

O processo de digitalização desses mapas está sendo feito pelo Instituto de Estudos Brasileiros. A digitalização de mapas é uma das técnicas digitais, desenvolvida já na década de 1960, com o intuito de transformar os documentos cartográficos, na época em papel, em arquivos digitais. Robbi Sluter explica que essa tecnologia foi desenvolvida com diferentes motivações, sendo uma delas o armazenamento dos mapas existentes em arquivos digitais. “O acervo digital traz uma série de vantagens ao armazenamento, uso e disseminação dos mapas. Uma das vantagens em relação ao armazenamento é a preservação da qualidade geométrica – acurácia e precisão – das informações cartográficas representadas nos mapas digitais. Quando os mapas tinham que ser impressos e, portanto, o acervo cartográfico era composto de mapas em papel, a preservação destes mapas era extremamente trabalhosa e delicada”. Variações físicas do ambiente como temperatura e umidade poderiam deformar o papel e modificar a rota de uma rodovia representada naquele determinado mapa.

 

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), assim como o site Mapas Históricos, disponibiliza também seus acervos digitais. Com aproximadamente 1 milhão de acessos mensais, a site da biblioteca digital guarda mapas manuscritos de importantes geógrafos como João Teixeira Albernaz, Matthaus Seutter, Guillaume de L'Isle e Jodocus Hondius. Segundo a diretora do Centro de Referência e Difusão da FBN, Mônica Rizzo, a coleção foi e ainda é formada por meio de compras, depósito legal, doação e permuta. “O acervo cartográfico da Biblioteca Nacional, em termos numéricos, são mais de 22.000 mapas, 2.500 atlas, além de inúmeras obras de referência. Dividido em coleções, o acervo abrange, cronologicamente, desde o século XV – com uma preciosa edição de 1486 da Geografia de Ptolomeu – até o século XXI”, explica Rizzo.

 

Além disso, existem instituições voltadas para estudos cartográficos, como é o caso das comissões da Associação Cartográfica Internacional (ICA), chamada de Digital Technology in Cartographic Heritage. Um dos objetivos dessa comissão é estudar e pesquisar as tecnologias modernas para transformar mapas antigos, globos, e outros documentos cartográficos históricos para a forma digital. É nessa comissão que se desenvolvem estudos e técnicas para desenvolvimento e gerenciamento de bibliotecas cartográficas digitais acessíveis ao público em geral.

 

Em contrapartida, o acervo online, mesmo facilitando o manuseio e a visibilidade desses mapas, não substitui o acervo material que, segundo Kantor, deve ser utilizado como objeto de estudo complementar. “Na verdade, até mesmo para fazer a catalogação da cópia digital precisamos ver e medir os originais. Há detalhes que só podem ser vistos a partir da cópia original, por exemplo a forma de impressão, tipo de prensa ou forma de gravação, fibras e marcas d’água do papel, forma de coloração etc”. Por outro lado, continua Kantor, o manuseio da cópia digital nos amplia a capacidade de leitura dos topônimos, textos e indicações técnicas.

 

Independente disso, a digitalização é a técnica que facilita o trabalho dos estudiosos desse campo e pode se tornar cada vez mais comum. “Nos últimos cinco anos pudemos observar a impressionante multiplicação de sites que veiculam mapas históricos na internet. A maior parte deles com interesse meramente comercial. Contudo, é crescente o número de sites que procuram atender aos pesquisadores e professores”, explica Kantor.

 

Não só para pesquisadores e professores os mapas são interessantes, há um público muito presente que também procura essas relíquias em museus e exposições como a coleção Brasiliana, do Instituto Itaú, que conta com diversos objetos e mapas relacionados aos 500 anos do país.

 

A coleção é fruto do interesse do banqueiro Olavo Setúbal (1923 - 2008), por livros, obras de arte e documentos raros, o que o levou a juntar um conjunto de certa de cinco mil peças iconográficas que diziam respeito à história do Brasil. Foi assim, que o banqueiro, em apenas dez anos, constituiu um rico acervo de imagens e documentos, sendo muitos deles bastante raros, conforme cita Marcelo Bortoloti em seu blog.

Entre essas obras raras, encontram-se inúmeros mapas da ocupação das cidades brasileiras com um enfoque especial na ocupação holandesa. São mapas de tamanhos diversos e cores que, não apenas contam a história do país, são verdadeiras obras de arte.

 

Ainda segundo Bortoloti, a coleção Brasiliana abrange o período que vai do século XVI até o século passado e algumas obras são extremamente valiosas, como a primeira panorâmica de São Paulo, pintada num quadro a óleo de 1821, pelo pintor francês Arnaud Julien Pallière, sob a encomenda do príncipe regente Dom Pedro I. A tela mostra a então pequena cidade à beira do Rio Tamanduateí, onde se vê as igrejas da Sé, do Carmo e de Santa Teresa.

 

Parte da coleção está sendo mostrada em uma exposição itinerante que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, até o final deste ano, o acervo completo será transferido para um espaço criado especialmente no Itaú Cultural onde ficará em exposição aberta ao público permanentemente.

Para Kantor, a disponibilidade desses acervos na internet não desestimulará os passeios aos museus e exposições. “Não substitui a visita aos museus para vê-los ao vivo e a cores, mas, pelo contrário, penso que os mapas digitais estimularão cada vez mais as visitas às exposições, e vice-versa”.