Salud México , Nuevo León, Miércoles, 13 de abril de 2011 a las 15:13

Observam e escutam o coração de adultos e crianças em terceira dimensão

Ecocardiografia é o método de diagnóstico mais comum e confiável para a detecção de cardiopatias congênitas

JST-Tec de Monterrey/DICYT A ecocardiografia é o método diagnóstico mais comum e confiável para a detecção de cardiopatias congênitas. Trata-se de um exame não invasivo com o qual através de ultra-som são captadas imagens e sons do coração do paciente.

 

Apesar deste método ser utilizado desde 1920 quando foi inventado o eletrocardiógrafo, foi na década de 90 quando se popularizou a ecocardiografia. Hoje em dia, observar imagens detalhadas da estrutura do coração em terceira e quarta dimensões é possível graças ao novo sistema de ecocardiografia avançada.

 

O Hospital San José Tec de Monterrey, é a única instituição médica do México a contar com o sistema de ecocardiografia mais avançado com o que é possível, graças à precisão com a que capta a estrutura e função cardíacas, detectar quase qualquer tipo de má formação.

 

Como as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade no país, é fundamental que as instituições médicas contem com tecnologia de vanguarda para seu diagnóstico, prevenção e tratamento.

 

No Hospital San José Tec de Monterrey recentemente adquiriu-se um equipamento de ecocardiografia avançada, que consta de um sistema de ultra-som de última geração com capacidade para obter imagens detalhadas da estrutura do coração e realizar uma análise minuciosa e completa do funcionamento do sistema cardiovascular.

 

“Trata-se de um equipamento muito avançado para poder determinar a mecânica ventricular e ajudar no diagnóstico e acompanhamento no tratamento de pacientes com distintas doenças cardiovasculares, particularmente aqueles com insuficiência cardíaca”, afirma o doutor Alfredo Nacoud, médico cardiologista do Instituto de Cardiologia e Medicina Vascular do Tecnológico de Monterrey.

 

Através da ecocardiografia avançada é possível, entre outros exames, visualizar detalhadamente as paredes, câmaras e válvulas cardíacas para analisar seu tamanho e estrutura assim como possíveis anomalias; valorizar a capacidade de bombeamento do coração; examinar a velocidade e direção do fluxo sanguíneo e pressão e pontos específicos do interior do coração; pesquisar a causa de um sopro cardíaco anômalo; e comprovar a presença de líquido ao redor do coração ou determinar se existe inflamação na membrana que o recobre (o pericárdio).

 

Informação histórica e tratamento especializado

 

O Hospital oferece esta tecnologia de ponta na área da cardiologia da Unidade de Diagnóstico Especializado distinguindo-se, ademais, por sua capacidade de adquirir imagens raw ou “imagens cruas” já que se pode ver toda a informação que se requer quando o paciente já tenha se retirado do estudo.

 

“Esta nova tecnologia em ecocardiografias complementa-se com uma estação de trabalho adaptada com o equipamento tecnológico mais avançado para uma análise completa, estrutural e funcional do coração”, pontua o doutor Nacoud.

 

Uma das principais características que distinguem esta nova tecnologia é que a informação é gravada em formatos de alta definição e depois de certo tempo – cinco anos ou mais – pode-se não só voltar a ver a anatomia do coração, mas realizar uma análise completa, inclusive editar a informação, vantagem jamais vista com o equipamento de ecocardiografia tradicional.

 

Uma vez que existem numerosos tipos de cardiopatias congênitas – das mais leves às mais graves – e que cada uma delas apresenta seu próprio padrão, a ecocardiografia deve ser realizada por um médico com formação específica e ampla experiência neste campo.

 

No Hospital San José Tec de Monterrey, os estudos de ecocardiografia avançada são realizados por médicos cardiologistas ecocardiografistas e por médicos pediatras ecocardiografistas e são realizados em pacientes com insuficiência cardíaca, valvopatias (doença das válvulas cardíacas), cardiopatia isquêmica, angina ou infarto prévio que necessitem análise da função ventricular.

 

Ao terminar o estudo, que dura entre 30 e 60 minutos, o paciente recebe um DVD com imagens de alta qualidade, a análise das mesmas e um relatório por escrito.

 

Para saber mais sobre este procedimento no Hospital San José Tec de Monterrey, pode-se contatar a Unidade de Diagnóstico Especializado nos telefones: (81) 8347 1010 exts. 8371 e 8372 / (81) 8389 8371 ou através do email: ude@hsj. com.mx.