Salud Portugal , Oporto, Viernes, 10 de enero de 2020 a las 13:36

Investigadores explicam erro celular associado à formação do cancro

Artigo publicado no prestigiado 'Journal of Cell Biology' desvenda o mecanismo usado pelas células para impedir o desenvolvimento de tumores

UP/DICYT Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) conseguiu desvendar um dos mecanismos que as células usam para garantir a correta distribuição dos seus cromossomas durante a divisão celular e, dessa forma, evitar anomalias genéticas e tumores. O artigo foi publicado esta quarta-feira na revista norte-americana Journal of Cell Biology e ajuda a perceber a origem de um determinado erro celular associado ao desenvolvimento de cancro.

 

A primeira autora do trabalho, Sofia Cunha-Silva, investigadora do grupo 'Cell Division & Genomic Stability', explica que "para evitar que aconteçam erros durante a divisão celular, há várias proteínas que têm de estar no sítio certo à hora certa. É o caso da MAD1, uma proteína que muda de localização de forma dinâmica durante a divisão das células.

 

“Desvendámos o mecanismo molecular que relocaliza a proteína MAD1 dentro da célula quando esta começa a dividir-se”, explica por sua Carlos Conde,que liderou esta investigação.

 

Ou seja, adianta o investigador, “sabemos agora que a MAD1 está inicialmente na membrana nuclear que envolve o material genético da célula, mas que, quando começa a divisão celular, liberta-se da membrana e move-se para os cinetocoros, estruturas nos cromossomas que medeiam o transporte do material genético para as células filhas. É nos cinetocoros que a MAD1 vai desempenhar o seu papel regulador na divisão celular. Descobrirmos também que se impedirmos que a MAD1 ‘viaje’ dentro da célula, ou seja, se impedirmos que a MAD1 se liberte da membrana nuclear, os cromossomas são distribuídos de forma desigual pelas células filhas, resultando assim em erros celulares que podem levar ao desenvolvimento de tumores".

 

No trabalho agora publicado, os investigadores identificaram os eventos bioquímicos na célula que levam à dissociação da MAD1 da membrana nuclear bem como as mutações no material genético que impedem que este processo ocorra de forma correta.

 

Este mecanismo de "relocalização" da MAD1, sublinha Mariana Osswald, co-primeira autora do trabalho, “é essencial para que a divisão celular decorra sem erros. Os resultados do nosso trabalho ajudam-nos a compreender melhor o processo de divisão celular, bem como a origem de determinadas anomalias genéticas e de células cancerígenas”.