Oito badaladas e 12 uvas a bordo do Joides «

A bordo del Joides

Otro sitio realizado con WordPress
A bordo del Joides 4 enero, 2012

Oito badaladas e 12 uvas a bordo do Joides

Chegou o ano novo no Joides. Nós espanhóis já tínhamos pedido as uvas a Álex, o chefe do barco. Com nossas 12 uvas, bem contadas, saímos com todos os cientistas e membros da tripulação ao terraço, em frente à proa. Ali é onde está o sino do Joides. Até aqui tudo bem, todo mundo esperando as badaladas, os espanhóis com suas uvas, mas nos barcos somente se tocam oito badaladas e tínhamos doze uvas. É uma velha tradição marinha: na noite do Fim de Ano o mais velho dá quatro badaladas para despedir-se do Ano Velho, enquanto o mais jovem dá outras quatro para saudar o Novo Ano. Nesta ocasião, a honra foi correspondida a Ron, engenheiro chefe de perfuração, e a Satoshi, um jovem cientista japonês.

 

A tradição vem de vários séculos, quando o tempo de navegação era crucial para conhecer a posição e não se perder no Oceano. Um grumete ficava de guarda continuamente na frente de um relógio de areia, tarefa crucial para calcular os tempos e as rotas de navegação. Para tanto o grumete tinha a missão de virar o relógio cada vez que se esvaziava a areia da parte superior e isto acontecia a cada meia hora. Para assegurar-se de que o grumete não dormiria, este precisava tocar o sino todas as vezes em que virava o relógio, uma badalada na primeira meia hora, duas badaladas na segunda meia hora, e assim sucessivamente. Como se faziam turnos de quatro horas, ao fim de cada guarda tocavam-se oito badaladas para indicar a mudança de guarda. Dessa forma, conhecendo a velocidade do barco, era possível estimar a posição.

Esperamos que oito badaladas sejam suficientes para um feliz 2012, e que não nos percamos no oceano marítimo.

Francisco Javier Sierro. Universidade de Salamanca.

No hay comentarios

Leave a comment

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>