Alimentación España , Valladolid, Lunes, 29 de marzo de 2010 a las 12:11

A adição de vinagre diminui a resposta alérgica às lentilhas e ao ovo

Cientistas do Hospital Rio Hortega de Valladolid o comprovaram em um estudo publicado na revista “Allergologia et Immunopathologia”

Cristina G. Pedraz/DICYT Os costumes culinários castelhanos podem ser benéficos para a saúde. É o caso da adição de vinagre ao legume durante seu cozimento, uma prática habitual nas cozinhas mais tradicionais que, segundo comprovaram cientistas do Hospital Rio Hortega de Valladolid, diminui a resposta alérgica a estes produtos e também a outros como o ovo. A Dra. Alicia Armentia, da Seção de Alergia do centro hospitalar, dirigiu este trabalho que foi publicado recentemente na revista Allergologia et Immunopathologia.

 

Os pesquisadores já haviam detectado que os alérgicos ao ovo, que também não toleram o frango, podem ingerir esta carne quando embebida em molho escabeche. Para examinar uma possível diminuição da resposta alérgica a estes potentes alimentos alergênicos, como as lentilhas, o ovo e o frango, incluíram em um estudo sete pacientes que tinham sofrido anafilaxia como conseqüência da ingestão destes produtos, uma reação imunológica severa em todo o corpo que supõe uma das complicações mais graves na área das alergias.

 

Segundo explicou a DiCYT a Dra. Armentia, o vinagre “altera” o PH gástrico (o grau de acidez), o que melhora a função da digestão e reduz o risco de alergia aos alimentos. “Como os antiácidos que tomamos diminuem o nível de ácido e fazem com que a pepsina, enzima presente no estômago, não atue bem, alcalinizar o meio ácido do estômago é ruim para a alergia digestiva porque os alergênicos passam livremente”, assegura a especialista, que afirma que com a presença do vinagre “se transforma a alergenicidade”.

 

Óleo de soja em genéricos

 

O trabalho parte de outro relacionado com a adição de óleo de soja em medicamentos genéricos, em concreto em algumas marcas de omeprazol (medicamento empregado no tratamento de certas condições de alta acidez estomacal), estudo este realizado em colaboração com o Dr. Antonio Dueñas, chefe do Serviço de Toxicologia do hospital.

 

“Notamos que o omeprazol produzia anafilaxia nos alérgicos à soja”, detalha Armentia, ao tempo em que indica que diante dessa situação podem ser feitas duas coisas. De um lado, administrar o alergênico e bloquear o ácido do estômago que o estraga, o que o faz “ainda mais alergênico”; e, de outro, “adicionar um ácido” que poderia diminuir a alergenicidade, o que foi comprovado no teste cutâneo realizado nos sujeitos em estudo.

 

Enquanto nas imunodetecções realizadas com extrato de lentilhas com vinagre apenas foram localizadas proteínas alérgicas, naquelas em que não se tinha adicionado vinagre se detectaram muitas proteínas alergênicas.