Tecnología España , Salamanca, Mi茅rcoles, 12 de marzo de 2014 a las 12:26

Pa-ta-ta, um app das fotos sociais

Um novo aplicativo para celulares permite aos usu谩rios chegarem a um acordo para se tirar fotos ao mesmo tempo

José Pichel Andrés/DICYT Só falta propor um tema para uma foto, marcar uma hora concreta e convidar seus amigos para o evento. Cada um tirará sua foto ao mesmo tempo em que os demais, aonde quer que estejam, e todas serão compartilhadas. Desta forma, se pode criar um álbum com as fotos de um brinde no Reveillon, um beijo no Día dos Namorados, uma fantasia de carnaval, um concerto, uma partida de futebol e ainda se podem realizar convocações reivindicativas, como apoiar a ciência com fotos de pessoas mostrando a língua, uma imitação da famosa imagem de Einstein.


Esta ideia tão singela e divertida se torna realidade através do aplicativo Pa-ta-ta, um dos ganhadores do programa AppCampus, inciativa internacional da Microsoft e Nokia que premia as melhores ideias para aplicativos para celulares. Desenvolvida pela empresa Hoplite de Salamanca, já está disponível para aparelhos celulares com o sistema operativo Windows Phone e, em pouco tempo, o estará para Android e iOS. Tirar fotos com prazer, de forma instantânea e compartilhar informações de maneira social são algumas das tendências da internet que simbolizam perfeitamente o espírito deste aplicativo.


“Serve para compartilhar imagens de qualquer parte do mundo ao mesmo tempo, a graça está no fato de que todos estão fazendo a mesma coisa onde quer que estejam”, explica à DiCYT Diana Hidalgo, uma das responsáveis pelo projeto. O que faz a diferença em relação aos outros aplicativos sobre fotografía muito populares que já estão no mercado é a sincronia e a temática. “Não se trata de tirar qualquer fotografía em qualquer momento e de forma isolada, mas sim de escolher um tema, marcar uma hora e fazê-lo em grupo”, esclaresce.

Múltiplas utilidades

Pa-ta-ta parece especialmente interessante na celebração de eventos ou ações de forma coletiva, mas na realidade “pode servir para muitas coisas”, asseguram seus criadores. A vantagem de um aplicativo aberto e genérico é que “os usuários o tornam seu”. Podem chegar a um acordo a fim de tirar fotos de um concerto sob diferentes perspectivas ou para testemunhar um protesto social, quem sabe.

A mecânica não pode ser mais simples. O usuário cria o “patata” ou chamado, escolhe uma data e uma hora para fazer a foto e envia os convites. Para garantir que a foto se realize de forma sincronizada, a margem é de somente 10 minutos. Uma vez que o álbum foi criado, os usuários podem indicar as fotos de que gostam ou compartilha-las em suas redes sociais.

Uma vez instalado o aplicativo, não se faz necessário criar um usuário, pois é possível fazer o registro através das redes sociais mais conhecidas, como Twitter, Facebook ou Google+. Além disso, existe a possibilidade de testemunhar os eventos ou patatas públicos sem se registrar, e ainda propor um novo “patata” se necessário.

Eventos privados e públicos

O aplicativo oferece três níveis de privacidade para os eventos. Nos privados, adequados para reuniões familiares ou grupos fechados, somente o criador do “patata” pode fazer os convites. Em um nível intermediário ou aberto, os usuários que recebem o convite podem, por sua vez, convidar mais pessoas. Finalmente, os “patatas” públicos não requerem convite, qualquer um pode atender ao chamado.

 

No momento, Pa-ta-ta está somente disponível para Windows Phone porque a chamada do AppCampus exige a exclusividade desta plataforma durante três meses e faz apenas algumas semanas que foi selecionada, contudo seus criadores já tem pronta a versão para Android e estão desenvolvendo a de iOS para os dispositivos da Apple, assim como uma versão web.

 

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Hoplite com tecnología da Quolony, um serviço que permite a diferentes usuários navegar juntos pela web e ver que outros usuários visitam a mesma página. No momento, a acolhida dos usuários de todo mundo tem sido espetacular, com centenas de instalações nos primeros días, apesar do fato da Windows Phone ter um mercado muito mais limitado do que seus competidores.