Tecnología España , Salamanca, Viernes, 16 de marzo de 2012 a las 15:59

Programa informático analisa roteiros audiovisuais de forma gráfica

Universidade de Salamanca cria uma ferramenta para que os roteiristas de filmes ou séries de televisão estudem visualmente as cenas, personagens e ações

JPA/DICYT Escrever um roteiro audiovisual para um filme cinematográfico ou uma série de televisão pode ser mais ou menos complexo e representar uma grande carga de trabalho para o roteirista ou a equipe de roteiristas responsáveis, mas do ponto de vista da Informática pode ser analisado e representado graficamente. Com esta idéia, o grupo de pesquisa VisUsal, da Faculdade de Ciências da Universidade de Salamanca, desenvolveu um programa informático que estuda as características dos roteiros para representar de forma gráfica toda a informação sobre cenas, tramas e personagens, e pode representar uma ferramenta útil para os profissionais.

 

Ao longo do último ano a equipe de Roberto Therón Sánchez, pesquisador do Departamento de Informática e Automática da instituição acadêmica de Salamanca, trabalhou nesta idéia, que foi desenvolvida principalmente por José Ángel Plaza como Projeto de Conclusão de Curso, dentro do curso de Engenharia Informática. Este trabalho, denominado “Ferramenta de visualização da linha temporal em narrações audiovisuais” é “uma ferramenta visual desenhada para estudar narrações audiovisuais”, afirma em declarações a DiCYT.

 

O programa analisa as características de um roteiro cinematográfico e as representa visualmente, de modo que o roteirista pode tirar conclusões sobre seu trabalho, por exemplo, sobre como se distribuem os personagens, ações e eventos. Definitivamente, trata-se de extrai dados de um texto já escrito, que pode ser estudado, reformado e analisado, para dissecar cada uma das cenas, com suas ações e diálogos.

 

Essa informação “se apresenta de forma visual para ver em quais cenas participa um personagem, de que maneira, como se distribuem as ações em uma cena ou quais cenas são mais longas e mais curtas”, comenta José Ángel Plaza. A informação que oferece o roteiro é transformada em gráficos visuais criados mediante linguagens de programação informática, como Java ou Flex.

 

A idéia é que apresentar de forma visual os aspectos contidos no roteiro faz com que a estrutura desses gráficos possa ser facilmente compreendida, bem como os fundamentos que contém, o que converteria o programa desenvolvido na Universidade de Salamanca em uma ferramenta útil para os profissionais de narração audiovisual no momento de escrever ou distribuir seus distintos elementos.

 

No desenvolvimento deste projeto, o próprio Roberto Therón Sáchez, interessado no mundo do cinema, disponibilizou as pautas da técnica cinematográfica a serem aplicadas no programa. José Ángel Plaza obteve recentemente o segundo prêmio dentre os Projetos de Conclusão do curso de Engenharia Informática na titulação de Engenharia Informática, e acredita que seu trabalho pode atingir o mercado através de um produto baseado no código livre, para que chegue às mãos dos roteiristas e seja possível avaliar sua utilidade.