Tecnología España , Ávila, Viernes, 15 de junio de 2012 a las 18:29

Programa informático calculará a segurança de túneis e minas

Escola Politécnica Superior de Ávila desenvolve a iniciativa no Projeto T-CUE após detectar a necessidade de mercado

José Pichel Andrés/DICYT Pesquisadores da Escola Politécnica Superior de Ávila, que pertence à Universidade de Salamanca, iniciaram um projeto que tem como propósito desenvolver um software para calcular a segurança de construções como túneis e minas. O objetivo desta idéia e preencher uma lacuna atualmente presente no mercado, porque os programas informáticos que realizam estas funções já se encontram completamente obsoletos.

 

A iniciativa faz parte do Programa de Protótipos Orientados ao Mercado que a Fundação Geral da instituição acadêmica de Salamanca selecionou neste curso dentro do Projeto de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa (T-CUE) da Junta de Castela e Leão. O objetivo é que os alunos desenvolvam suas próprias idéias com uma visão comercial.

 

Neste caso, Fracesc Antoni Pascual Millán é o estudante de Engenharia Técnica de Minas, dentro da especialidade de Prospecções Mineiras, que recebeu a bolsa para desenvolver o projeto Software para o cálculo do fator de segurança em escavações subterrâneas, com o professor Arturo Farfán Martín como orientador.

 

Este último explica em declarações a DiCYT que no momento de construir túneis para estradas ou vias férreas, bem como na indústria mineira, é necessário apoiar-se em uma série de técnicas “para sustentar e revestir”, e que o ideal é assegurar-se de qual é a melhor possibilidade em cada caso para obter a máxima segurança em função da geologia que apresente o terreno das obras. Isso é, averiguar o fator de segurança para um túnel concreto, de acordo com as características do lugar em que se escave.

 

Três técnicas

 

Uma vez realizado o estudo geotécnico do terreno e a caracterização do massiço rochoso, é preciso escolher a sustentação das paredes interiores dos túneis, o que se pode conseguir utilizando-se gunite, treliças ou cimbres. O gunite consiste no sistema construtivo projetado no teto e paredes de concreto de granulometria fina sob alta pressão. As treliças são as vigas de metal com forma de curva. Finalmente, a terceira solução nestas construções são os cimbres, barras de aço aterradas no solo.

 

Escolher uma das três opções é um objetivo que o futuro programa desenvolvido pela Escola Politécnica Superior de Ávila pretende desenvolver de forma automática, uma vez introduzidos os dados pertinentes para encontrar o fator de segurança que oferecem.

 

Único no setor

 

Por não existir nenhum programa atual na Espanha que faça algo parecido, “não existe nada em que nos possamos basear, devemos partir do zero”, indica Arturo Farfán. De fato, o único software semelhante, desenvolvido pelo Instituto Geológico e Mineiro da Espanha (IGME) há 30 anos, não pode ser tido como referência porque as tecnologias e técnicas construtivas mudaram.

 

Por outro lado, em outros países as leis obrigam um tipo de construção determinado em função das circunstâncias, mas as leis nacionais não o incluem. Ademais, dentre as tarefas mais complexas no momento de desenhá-lo está a coleta de todos os tipos de caracterização geológica que seja possível encontrar.

 

Comercializar o produto

 

Considerando que o objetivo final deste tipo de projetos incluídos no Programa de Protótipos Orientados ao Mercado da Universidade de Salamanca é conseguir um produto para comercializar, Arturo Farfán considera que se trata de uma ótima idéia, já que este tipo de software é necessário no setor. Assim, uma vez completado o projeto em alguns meses, a meta será comercializar o novo programa.

 

Enquanto isso, o programa inclui apoio a todos os beneficiários das bolsas, dentre outras coisas, através de formação para tonar rentáveis as idéias que surgiram no mundo universitário. Neste curso, a Universidade de Salamanca escolheu 12 projetos e este é o único desenvolvido em Ávila.